A banda que Kurt Cobain e Krist Novoselic tinham não sobreviveu à metade do ano de 1987 e, assim, o Skid Row teve que encerrar suas atividades. Sim, a dupla que fundou o Nirvana teve um grupo chamado Skid Row dois antes que o grupo de mesmo nome liderado pelo vocalista Sebastian Bach lançasse seu primeiro disco. Mas com o fim do projeto, eles ficaram sem ter o que fazer, até o início do ano seguinte.
PERSONAGENS DE JOGOS: 11 astros da música que 'invadiram' videogames
Foi quando, no dia 23 de janeiro de 1988, eles apareceram no estúdio do produtor Jack Endino, Reciprocal Record, em Seattle, nos EUA. Depois de pesquisar opções de gravação, Kurt Cobain escolheu o Reciprocal tanto por questões financeiras quanto por gostar da sonoridade do EP “Screaming Life”, que outra banda da cidade, o Soundgarden, havia gravado com o produtor. Trouxeram o baterista dos Melvins, Dale Crover, para esta primeira sessão, o que acabou funcionando como cartão de visitas para a banda, ainda sem nome na época da gravação. “Amigo dos Melvins é meu amigo”, respondeu Jack Endino, escrevendo “Kurt Kovain” quando marcou na agenda a sessão do trio que mais tarde escolheria com o qual ganhariam o mundo, Nirvana.
Foi uma sessão barulhenta. A banda gravou músicas que depois se tornariam clássicos menores neste primeiro registro, que contou com versões para “Paper Cuts”, “Floyd the Barber”, “Spank Thru”, “Downer”, “Beeswax”, “Aero Zeppelin”, “Hairspray Queen” e “Mexican Seafood”. As cinco últimas foram utilizadas na coletânea “Incesticide”, lançada entre o sucesso de “Nevermind” e a gravação de “In Utero”. Além destas, “If You Must” e “Pen Cap Chew” se tornaram conhecidas do público na caixa póstuma “With the Lights Out”, e “Montage of Heck” batizou um documentário sobre Cobain.
Pouco tempo depois, a fita chegou aos ouvidos de um dos sócios da gravadora Sub Pop, Jonathan Poneman, que assim que a ouviu entrou em contato com o grupo para oferecer o lançamento de um single. Era o início da carreira fonográfica de uma das bandas mais importantes da história da música.
David Bowie lança seu décimo álbum, "Station to Station", e com ele apresenta um personagem inspirado no showbusiness da cidade em que estava morando, Los Angeles, o Thin White Duke. O disco trazia na capa uma imagem do filme "O Homem Que Caiu Na Terra", de Nicolas Roeg, em que Bowie era o protagonista.
1910 - Django Reinhardt, violonista de jazz (m. 1953)
1950 - Bill Cunningham, baixista e pianista da banda norte-americana The Box Tops
1953 - Robin Zander, cantor e compositor do grupo norte-americano Cheap Trick
1962 - Marcos Valadão Ridolfi, o Nasi, vocalista do grupo Ira!
1975 - Nick Harmer, baixista do grupo norte-americano Death Cab for Cutie
1978 - Terry Kath, guitarrista do grupo norte-americano Chicago (n. 1946)
1990 - Allen Collins, guitarrista do grupo norte-americano Lynyrd Skynyrd (n. 1952)
2017 - Bobby Freeman, cantor norte-americano (n. 1940)
Na BR-3
Na BR-3: O inesperado desfecho para a história do álbum mais misterioso do rock brasileiro
Na Trilha do LEÃO
Na Trilha do Leão: Trilhas de shows que viram filmes
Rock in Rio 2019
Huminutinho Rock in Rio: voo acrobático de Pink, homenagens ao funk e o resumo do segundo final de semana do festival
Rock in Rio 2019
Huminutinho Rock in Rio: Júnior Groovador, Ivete na bateria e o resumo do primeiro final de semana do festival
Na Trilha do LEÃO
Na Trilha do Leão: Um mundo sem Beatles — e sem Bowie?!?
Especial
Huminutinho: a história do Whitesnake, que volta ao Rock in Rio após 34 anos