Em 23 de março de 2003, ‘Lose Yourself’, do Eminem, é o primeiro rap a ganhar o Oscar de canção original
Máquina do Tempo

Em 23 de março de 2003, ‘Lose Yourself’, do Eminem, é o primeiro rap a ganhar o Oscar de canção original

0

Publicidade

Era uma segunda-feira e ele estava cansado. Esqueceu-se do que ia passar na TV e sintonizou num canal de desenhos animados para entreter a filha, até que foi acordado de supetão: no dia 23 de março de 2003, Eminem soube que havia ganhado o Oscar de canção original por sua "Lose Yourself". Foi a primeira vez em que um rap ganhou este prêmio - e uma das poucas vezes em que a música vencedora não era tocada durante a cerimônia.

Eminem já era um nome em ascensão na virada do século. Apadrinhado por Dr. Dre, o rapper de Detroit, nos EUA, veio construindo sua carreira ao redor de três aspectos de sua personalidade: o alter ego Slim Shady, que espezinhava os desafetos com ofensas de baixo nível, o rapper Marshall Mathers, que enfatizava os aspectos reais e sem glamour da vida no mundo do hip hop, e o artista Eminem, que dominava o showbusiness. Cada uma destas personas teve um disco específico que levava seu nome, construindo a reputação do novo MC ao mesmo tempo em que ele mostrava sua destreza vocal, temática e lírica.

O passo seguinte foi "8 Mile - Rua das Ilusões". Dirigido por Curtis Hanson, cineasta reconhecido por “Los Angeles - Cidade Proibida", o filme conta a história de um rapper da região metropolitana de Detroit, que trabalha numa fábrica de automóveis, e que nas horas vagas tenta o sucesso como rapper, em rinhas de rima. É uma versão crua da vida do próprio Eminem e foi bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica quando foi lançado, em 2002.

E sua música-tema, "Lose Yourself", é o ápice da carreira de Eminem. É sua faixa mais bem sucedida até hoje, presente em listas de melhores músicas de todos os tempos e vendendo mais de dez milhões de cópias desde seu lançamento, apenas nos Estados Unidos. Ficou 16 semanas entre as mais vendidas desde seu lançamento, impedindo artistas como Jay-Z, Christina Aguilera, Missy Elliott, Nelly e Jennifer Lopez de chegarem no topo da parada durante seu reinado. O reconhecimento da academia cinematográfica que concede os Oscars foi apenas mais um dos inúmeros reconhecimentos de sua jornada. 

 Quem nasceu

1942 - Jimmy Miller, produtor norte-americano (m. 1994)

1944 - Tony McPhee, guitarrista do grupo inglês The Groundhogs 

1949 - Ric Ocasek, guitarrista e vocalista do grupo norte-americano The Cars

1953 - Chaka Khan, nascida Yvette Marie Stevens, cantor e compositora norte-americana 

1967 - John Stohm, baterista da banda norte-americana The Lemonheads

1968 - Damon Albarn, cantor e compositor dos grupos ingleses Blur, Gorillaz e The Good, The Bad & The Queen

1979 - Ariel Rechtshaid, produtor norte-americano  

 Quem morreu

1980 - Jacob Miller, vocalista da banda jamaicana Inner Circle (n. 1952)

2008 - Neil Aspinall, principal executivo da gravadora Apple dos Beatles (n. 1941)

2014 - Dave Brockie, vocalista canadense da banda norte-americana Gwar (n. 1963) 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais