Em 24 de dezembro de 1977, os Sex Pistols tocam pela última vez na Inglaterra em uma festa de Natal
Especial

Em 24 de dezembro de 1977, os Sex Pistols tocam pela última vez na Inglaterra em uma festa de Natal

Proibidos de tocar na maioria das casas noturnas do Reino Unido, o grupo Sex Pistols despediu-se dos palcos ingleses na véspera do Natal de 1977, quando puderam se apresentar por ser um show beneficente. O show aconteceu no clube Ivanhoe's, em Huddersfield, e foi realizada para arrecadar fundos para os mineradores ingleses, que estavam em greve. A apresentação aconteceu em duas partes — à tarde, quando o grupo tocou para os filhos dos grevistas numa apresentação que terminou com as crianças atirando bolo na banda, e à noite, quando tocaram para os poucos punks que compareceram ao show.

“Foi amável”, lembra-se o vocalista Johnny Rotten. O grupo sairia em turnê para os Estados Unidos logo em seguida, quando tiveram problemas no país, culminando com a morte de Nancy Spungen, namorada do baixista da banda, Sid Vicious, e sua overdose fatal, que fez que a banda terminasse. O grupo se reuniu para uma última turnê quase vinte anos depois, em 1996.

24/12/1965: É tri!

Os Beatles têm o álbum mais vendido no Natal nos Estados Unidos e na Inglaterra pelo terceiro ano consecutivo — depois de “With the Beatles” e “Beatles for Sale” é a vez de “Rubber Soul” chegar ao topo da parada. O feito seria repetido em 1968 (com o “Álbum Branco”) e em 1969 (com “Abbey Road”).

24/12/1971: O debut dos Dolls

O grupo norte-americano New York Dolls realiza seu primeiro show ao vivo, ao tocar na festa de Natal do Endicott Hotel, em Nova York, nos EUA.

24/12/1978: ABBA separa

O casal Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog — metade do grupo sueco ABBA — anuncia sua separação, embora continuem tocando na banda.

24/12/1988: 600 contos

O trio norte-americano Nirvana começa a gravar seu primeiro disco, “Bleach”, bancado por um empréstimo de US$ 600 feito por um amigo da banda.

24/12/1994: Grunge natalino

O grupo norte-americano Pearl Jam chega ao topo da parada norte-americana com seu terceiro disco, “Vitalogy”, que havia sido lançado originalmente apenas em vinil.

24/12/2006: Adeus a um mestre

Morre o compositor brasileiro João de Barro, nascido em 1907 e mais conhecido como Braguinha, autor de sucessos como “Pirata da Perna de Pau”, “Balancê”, “As Pastorinhas”, “Chiquita Bacana”, “Touradas de Madri”, “A Turma do Funil”, além de ter composto a letra para “Carinhoso”, de Pixinguinha. Uma estátua foi erguida em sua homenagem, no Rio de Janeiro, ainda quando ele era vivo.

24/12/2012: A voz de Zappa

Morre Ray Collins, ex-vocalista do grupo de Frank Zappa Mothers of Invention.

24/12/2016: Adeus ao Quo

Morre o guitarrista Rick Parfitt, do Status Quo, em um hospital na Espanha, aos 68 anos.

Parabéns

Nascidos na véspera de Natal temos nomes como o cantor norte-americano Lee Dorsey (nascido em 1924, morto em 1986), o líder do Motorhead, Lemmy (nascido em 1945, morto em 2015), a cantora brasileira Olivia Byington (nascida em 1958), o líder do Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger (nascido em 1963) e o ex-menudo Ricky Martin (nascido em 1971).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest