Em 24 de maio de 1941, nascia Bob Dylan
Especial

Em 24 de maio de 1941, nascia Bob Dylan

Não dá para cravar que Bob Dylan, nascido Robert Zimmerman, no dia 24 de maio de 1941, é o maior nome da música norte-americana porque ele rivaliza com pesos pesados do início do século. Mas da segunda metade do século XX para cá não tem para ninguém: ele é o artista norte-americano que mais desequilibrou as estruturas da cultura de seu país, sempre atingindo crítica e público de maneiras inesperadas e brilhantes, contrariando expectativas enquanto reúne cada vez mais fãs e admiradores.

Ele nasceu no interior dos Estados Unidos e apaixonado por rock'n'roll, mas foi para Nova York motivado pelo movimento folk, cujas matizes políticas e sonoridade crua o encantaram no final da adolescência. Reinventou-se pela primeira vez usando o prenome do poeta Dylan Thomas como sobrenome e passou a frequentar a boemia nova-iorquina armado apenas com seu violão. Conheceu o papa do gênero, Woody Guthrie, quando este foi hospitalizado e passou a chamar atenção da intelectualidade nova-iorquina que se reunia para ouvi-lo sozinho com o violão pelos bares do bairro do Village. Lá, em 1961, se estabeleceu como principal nome daquela cena folk, mas toda a adulação começou a tirar sua paciência.

Bob Dylan foi considerado um 'herege' por compor usando uma guitarra elétrica / Foto: Getty Images
Bob Dylan foi considerado um 'herege' por compor usando uma guitarra elétrica / Foto: Getty Images

Desviou o foco para canções de protesto no início da guerra fria entre EUA e URSS, no começo dos anos 1960, e viu sua moral aumentar ainda mais. Cortou-a abruptamente após apresentar maconha para os Beatles, em 1964, e começar a compor com uma guitarra elétrica, uma heresia para seus fãs da cena folk. Ao ver a geração dos Beatles invadindo os Estados Unidos inspirados pelos roqueiros e blueseiros norte-americanos, que Dylan ouvia desde a infância, ele preparou uma resposta à altura ao lançar o disco "Bringing It All Back Home" (que pode ser traduzido como "trazendo tudo de volta pra casa"), em 1965.

Astro é o único ser humano vivo a vencer os prêmios Grammy, Oscar, Pulitzer, Globo de Ouro e Nobel / Foto: Getty Images
Astro é o único ser humano vivo a vencer os prêmios Grammy, Oscar, Pulitzer, Globo de Ouro e Nobel / Foto: Getty Images

A trilogia de discos inaugurada por "Bringing..." — que seguiu por "Highway 61 Revisited" (1965) e "Blonde on Blonde" (1966), o primeiro disco duplo da história — estabeleceu Dylan como o maior nome da geração rock dos Estados Unidos nos anos 1960, farol para os outros artistas, sempre se contradizendo como se quisesse reforçar para que ninguém o seguisse. A partir de 1988 batizou seus shows de "Never Ending Tour" e é conhecido por mudar letras e melodias de canções clássicas, para desgosto dos admiradores de ocasião e deleite dos fãs ferrenhos, que catalogam suas apresentações ao vivo como se pudessem registrar os movimentos de um Da Vinci contemporâneo.

Bob Dylan durante apresentação no Grammy, em 2012 / Foto: Getty Images
Bob Dylan durante apresentação no Grammy, em 2012 / Foto: Getty Images

Desde os anos 1960, Dylan flertou com o country, o gospel, a música pop, escreveu livros e atuou em filmes, fez trilhas sonoras e gravou discos com canções alheias, sempre reforçando a enorme contradição norte-americana, o sonho americano dissecado com uma lâmina nada agradável, mostrando a violência e o sofrimento por trás dos rostos sorridentes na foto. Foi o primeiro artista a ser pirateado em disco e o primeiro a ganhar dinheiro em cima de sua própria pirataria, ao oficializar estes discos na sequência "Bootleg Series", que já está no décimo quarto volume.

Único ser vivo a vencer os prêmios Grammy, Oscar, Pulitzer, Globo de Ouro e Nobel, Bob Dylan segue sua carreira firme e forte, lançando discos e livros, e sempre contrariando as expectativas, frustrando uns e maravilhando outros. Ave Bob Dylan!

Quem nasceu

1938 - Prince Buster, nascido Cecil Bustamente Campbell, cantor, compositor e produtor jamaicano (m. 2016)

1944 - Patti Labelle, cantora e compositora norte-americana

1947 - Albert Bouchard, baterista, guitarrista e compositor da banda norte-americana Blue Öyster Cult

1955 - Rosanne Cash, cantora e compositora norte-americana

1969 - Rich Robinson, guitarrista da banda norte-americana The Black Crowes

Quem morreu

1963 - Elmore James, cantor, compositor e guitarrista norte-americano (n. 1918)

1965 - Sonny Boy Williamson, nascido Aleck Miller, cantor, compositor e gaitista norte-americano (n. 1912)

1971 - Duke Ellington, pianista, compositor e maestro norte-americano (n. 1899)

1991 - Gene Clark, cantor e compositor do grupo norte-americano The Byrds (n. 1944)

2009 - Jay Bennett, guitarrista do grupo norte-americano Wilco (n. 1963)

2010 - Paul Gray, baixista da banda norte-americana Slipknot (n. 1972)

2017 - Sonny West, guarda-costas de Elvis Presley (n. 1938)

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest