Em 25 de março de 1969, John Lennon e Yoko Ono realizam o primeiro Bed-In
Especial

Em 25 de março de 1969, John Lennon e Yoko Ono realizam o primeiro Bed-In

Publicidade

Os dois se conheceram em uma galeria de arte, um provocado pelas obras da outra. Logo, eles estabeleceram um relacionamento que era mais do que um simples namoro e que, aos poucos, se tornaria também um gesto artístico — além de um casamento. Por isso, era natural que a união civil dos dois e sua consequente lua de mel se tornassem um evento midiático — e foi isso que aconteceu. A partir do dia 24 de março de 1969, John Lennon e Yoko Ono realizaram o primeiro Bed-In, no Hotel Hilton de Amsterdã, na Holanda.

LEIA MAIS: Por que as pessoas odeiam Yoko Ono?

MÁQUINA DO TEMPO: Em 11 de novembro de 1968, John Lennon lança seu 1º disco com Yoko Ono — e os dois posam nus na capa

O relacionamento de John e Yoko já havia dado origem ao segundo disco solo de um beatle, lançado dias após o primeiro, a trilha sonora "Wonderwall Music", de George Harrison. "Unfinished Music No. 1: Two Virgins" saiu em novembro de 1968 com uma foto do casal nu na capa. O disco causou polêmica por conta do material ilustrativo e também por seu conteúdo. Nos EUA, a imagem teve de ser coberta com uma capa de papel pardo. Já as faixas experimentais misturavam sons de instrumentos aleatórios com efeitos sonoros, loops de gravação, gritos e gemidos do casal. 

Em março do ano seguinte, John anunciou que, após seu casamento com Yoko no dia 20, os dois iriam para a capital da Holanda para um primeiro "bed in". O título do encontro era uma referência aos movimentos de "sit in", em que grevistas, pacifistas e ativistas políticos resistiam a ocupações violentas simplesmente sentando-se junto às massas em locais de conflito. A provocação de John e Yoko, de fazer um "bed in" em sua lua de mel, principalmente após a publicação da capa com o casal nu, fez que muitos achassem que os dois fossem praticar algum ato sexual de protesto durante o evento. 

Mas os sensacionalistas saíram frustrados ao encontrar o casal deitado na cama do principal aposento do hotel de pijamas dispostos a dar entrevistas sobre a paz mundial. Passaram uma semana abrindo o quarto do hotel das nove da manhã às nove da noite e depois foram para Viena, na Áustria, para falar de seu novo movimento político, o "bagism", uma sátira em relação ao preconceito social. Os dois pregavam que todos vivessem dentro de sacos ("bag", em inglês) para que ninguém soubesse a aparência de ninguém.

A lua de mel de John e Yoko deu origem à faixa "The Ballad of John & Yoko", lançada como um single dos Beatles em maio de 1969, em que John descreve várias situações no decorrer da viagem. Tocada e gravada apenas por John e Paul McCartney, a faixa brincava também com a polêmica que John havia se metido anos antes ao dizer que os Beatles eram maiores que Jesus Cristo, com seu refrão que cantava: "Cristo, você sabe que não é fácil / Você sabe como pode ser difícil / Do jeito que as coisas vão / Vão acabar me crucificando."

O "Bed In" de Amsterdã também deu origem à faixa "Amsterdam", lado B do terceiro disco que John lançaria com Yoko em outubro daquele ano, "Wedding Album", com trechos das entrevistas que o casal deu no hotel holandês. Aquele "Bed in" não foi a única demonstração do tipo e o casal repetiu o protesto pacífico em maio daquele ano, em Montreal, no Canadá, quando John Lennon gravou o single de "Give Peace a Chance". Mas isso é outra história.

Quem nasceu

1931 - Tom Wilson, produtor de discos norte-americano

1942 - Aretha Franklin, cantora norte-americana (m. 2018)

1947 - Elton John, cantor e compositor inglês

1949 - Bob Ezrin, produtor e tecladista canadense

1960 - Steve Norman, guitarrista e saxofonista do grupo inglês Spandau Ballet

1966 - Jeff Healey, cantor e guitarrista canadense (m. 2008)

1969 - Dum-Dum, nascido Washington Roberto Santana, rapper do grupo paulistano Facção Central 

1974 - Finley Quaye, cantor e compositor inglês

1975 - Melanie Blatt, cantora do grupo inglês All Saints

Quem morreu

1918 - Claude Debussy, compositor francês (n. 1862)

2006 - Buck Owens, nascido Alvis Edgar Owens Jr., cantor e compositor norte-americano (n. 1929)

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest