Em 26 de dezembro de 1965, Paul McCartney sofre um acidente de carro e ‘morre’
Especial

Em 26 de dezembro de 1965, Paul McCartney sofre um acidente de carro e ‘morre’

No dia 26 de dezembro de 1965, Paul McCartney sofreu um acidente de trânsito, morreu e foi substituído por um sósia, chamado Billy Shears. Os Beatles, no entanto, não conseguiram segurar o segredo e passaram uma série de pistas para seus fãs a partir desta data: Paul é o único de costas na contracapa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (e na capa do disco há uma mão acenando adeus sobre sua cabeça) sob a letra de "Within You Without You"; em "A Day in the Life" John Lennon canta sobre um acidente de carro e uma vítima fatal; na capa de "Abbey Road", Paul é o único beatle descalço, e a lista de pistas seguia, completamente paranoica.

Ou pelo menos é isso que cogita uma teoria da conspiração criada a partir de um acidente de carro que de fato aconteceu com Paul. O músico voltava da casa de seu pai, em Cheshire, após o feriado de Natal, quando perdeu o controle do veículo. Mas não foi nada grave, o beatle apenas cortou o lábio na batida. Esse foi o ponto de partida para a lenda urbana mais clássica da história do rock: a que Paul McCartney tinha morrido e fora substituído para que os Beatles não parassem de fazer sucesso.

26/12/1966: Lennon para rir

John Lennon aparece como convidado do programa de humor de Dudley Moore e Peter Cook na BBC, "Not Only... But Also."

26/12/1966: Soul Hendrix

Jimi Hendrix escreve a letra de sua canção "Purple Haze" no camarim da apresentação que faria no Uppercut Club, em Londres, na Inglaterra. Na ocasião, ele estava anunciado como "o melhor cantor de soul dos EUA — Jimi Hendrix!".

26/12/1967: Beatles gongados

Filme psicodélico dos Beatles, "Magical Mystery Tour" é exibido em preto e branco pela emissora inglesa BBC e tanto a imprensa quanto o público classificam-no como um desastre. A péssima reação inglesa cancelou a exibição que o grupo faria do filme nos EUA.

26/12/1968: Led por US$ 5

O grupo inglês Led Zeppelin começa sua primeira turnê norte-americanacom o Vanilla Fudge e o Spirit como bandas de abertura no auditório Denver, no Colorado. Os ingressos custavam US$ 5.

26/12/1970: 'I really wanna see you...'

George Harrison chega ao topo da parada de sucessos dos EUA com o single "My Sweet Lord" e por lá permanece por quatro semanas consecutivas. Com este hit, George torna-se o primeiro beatle a ter uma canção solo no primeiro lugar da parada de singles.

26/12/1976: Ataque à realeza

Os Sex Pistols gravaram a faixa "God Save the Queen", nos Wessex Studios, em Londres, na Inglaterra, para ser lançada simultaneamente ao jubileu de prata da Rainha Elizabeth II no ano seguinte. A canção foi ignorada por algumas emissoras (inclusive a BBC), mas esteve no topo da parada de singles do semanário “New Musical Express”.

26/12/1979: O muro erguido

"The Wall", do grupo inglês Pink Floyd, chega ao topo da parada de discos mais vendidos nos EUA, por onde fica por 15 semanas, mantendo-se por mais vinte entre os álbuns mais vendidos. Na Inglaterra, “The Wall” passou cinco semanas como o disco mais vendido do país.

26/12/1999: 'Curtis is dead...'

O cantor e compositor Curtis Mayfield, um dos nomes mais importantes da soul music dos anos 1960 (à frente de seu grupo The Impressions) e do funk do início dos anos 1970 (em carreira solo) morre, aos 57 anos de idade.

26/12/2012: Soul de luto

A cantora e pianista norte-americana Fontella Bass, autora do hit "Rescue Me" em 1965, morreu depois de complicações posteriores a um ataque cardíaco. Tinha 72 anos de idade.

Parabéns!

O dia 26 de dezembro assistiu aos nascimentos do produtor Phil Spector (1939), de Henning Schmitz do Kraftwerk (1953), do baterista do Metallica Lars Ulrich (1963), Jay Farrar do Uncle Tupelo e Son Volt (1966) e o ator e músico Jared Leto, da banda 30 Seconds to Mars (1971).

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest