Em 26 de fevereiro de 2001, o Daft Punk lança seu clássico 'Discovery'
Especial

Em 26 de fevereiro de 2001, o Daft Punk lança seu clássico 'Discovery'

A dupla francesa Daft Punk já tinha um nome estabelecido na cena de música eletrônica, tanto em sua Paris-natal (quando surgiu ao lado de nomes como Air, Cassius e Dimitri from Paris) quanto nos Estados Unidos e Inglaterra, com seus longos sets de house music que embalavam madrugadas em raves. Com seu primeiro disco, "Homework", de 1997, eles começaram a quebrar este molde — começando por esconder seus rostos como estratégia de marketing e conseguindo emplacar alguns hits com vocais, como "Da Funk" e a irresistível "Around the World". Mas foi apenas a partir do lançamento de seu segundo disco, o impressionante "Discovery", lançado no dia 26 de fevereiro de 2001, que o grupo partiu rumo ao primeiro escalão da música pop.

"Discovery" consolidava uma série de ideias que a dupla Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo começava a tornar características do Daft Punk. Duas de suas principais mudanças diziam respeito à imagem e ao som: enquanto adotavam os capacetes de robô como a face definitiva de seu traje artístico (ao contrário das máscaras aleatórias que usavam até então), mudavam sua sonoridade da house music para a discoteca, sem abandonar elementos de outros gêneros da música eletrônica. Ao abraçar a disco music (desde o título do álbum), o duo começou a pender ainda mais para a música pop, lançando canções com riffs memoráveis e refrões fáceis de se lembrar. Seis singles foram tirados do repertório: "One More Time", "Aerodynamic", "Digital Love", "Harder Better Faster Stronger", "Face to Face" e "Something About Us". Com faixas construídas a partir de samples de músicas desconhecidas do grande público, "Discovery" era uma impressionante obra-prima de pop eletrônico.

Outras mudanças eram mais sutis mas davam pistas para o futuro que a dupla queria seguir. Após o lançamento do álbum, o duo anunciou uma parceria com o animador japonês Leiji Matsumoto produzida pelo estúdio Toei, nomes por trás do antológico anime "Patrulha Estelar". A materialização da parceria culminou do longa de ficção científica de animação "Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem", que era construído em cima das músicas do filme — sem diálogos e usando apenas o disco como fio-condutor. Outro experimento foi o clube de assinaturas digital Daft Club, lançado pouco antes de "Discovery", em que ofereciam remixes e versões exclusivas para quem fosse assinante. "Discovery" presenteava os compradores do CD com um cartão com o número de assinatura do clube, transformando todo comprador do CD em sócio do experimento.

Os dois lançamentos eram prova de que o Daft Punk queria ir além das pistas de dança e até mesmo da música, trabalhando em áreas tão diferentes quanto cinema, moda, internet e televisão. Não à toa se transformaram num dos principais nomes da música pop na primeira década do século.

26 de fevereiro de 1955: 45 > 78

A revista "Billboard" registra que, pela primeira vez desde seu lançamento no mercado em 1949, os compactos em 45 RPM feitos em vinil ultrapassavam as vendas dos compactos em 78 RPM de acetato, até então o principal formato do mercado fonográfico.

26 de fevereiro de 1965: Page solo

O guitarrista Jimmy Page, antes de entrar para o grupo Yardbirds, já era um dos instrumentistas mais disputados na Inglaterra e lança seu primeiro single solo, chamado "She Just Satisfies", na Inglaterra. Ele toca todos os instrumentos (com a exceção da bateria) e cantou os vocais, além de produzir o single. Apesar de não ter feito sucesso, era uma prova do talento que anos depois surgiria com seu grupo Led Zeppelin.

26 de fevereiro de 1987: Primeiro duplo

Os Beatles lançam seu primeiro disco no formato compact disc: o duplo "The Beatles", também conhecido como "Álbum Branco". Foi o primeiro CD duplo da história.

Quem nasceu

1928 - Fats Domino, nascido Antoine Domino, cantor, pianista e compositor norte-americano (m. 2017)

1932 - Johnny Cash, cantor e compositor norte-americano (m. 2003)

1945 - Bob The Bear Hite, vocalista e gaitista do grupo norte-americano Canned Heat (m. 1981)

1947 - Sandie Shaw, cantora inglesa

1953 - Michael Bolton, cantor norte-americano

1968 - Tim Commerford, baixista dos grupos norte-americanos Rage Against The Machine e Audioslave

1971 - Erykah Badu, cantora e compositora norte-americana

1979 - Corinne Bailey Rae, cantora e compositora inglesa

Quem morreu

1977 - Bukka White, nascido Booker T. Washington White, guitarrista norte-americano (n. 1906)

1977 - Sherman Garnes, vocalista do grupo Frankie Lymon and the Teenagers (n. 1940)

2008 - Buddy Miles, baterista norte-americano (n. 1947)

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest