Em 26 de novembro do ano 2000, o Haçienda, palco da ascensão da cultura do DJ, é leiloado
Especial

Em 26 de novembro do ano 2000, o Haçienda, palco da ascensão da cultura do DJ, é leiloado

0

Publicidade

Criado pelo grupo New Order nos anos 1980, o clube Haçienda é um dos principais celeiros musicais da Inglaterra naquele período, ajudando a cidade de Manchester ultrapassar a fase pós-punk rumo ao desbunde da dance music. Mas sua era de ouro havia durado até o início da década seguinte, aos poucos perdendo a importância e o brilho inicial - até fechar em 1997. O local foi crucial na evolução da cultura do DJ na Inglaterra, servindo de incubadora para as primeiras raves e assistindo à aurora da acid house.

LEIA MAIS: O dia em que um fã substituiu Keith Moon na bateria de The Who

MÁQUINA DO TEMPO: O empresário que transformou o Led Zeppelin em uma máquina de fazer dinheiro

Bancado com a grana da venda dos discos do New Order, o clube, que funcionava nos números 11 e 13 da rua Whitworth West foi leiloado e a renda levantada no evento, que aconteceu no dia 26 de novembro do ano 2000, foi destinada para a caridade. Grupos como Oasis, U2, Stone Roses, New Order, Smiths, Happy Mondays, James e a estreia britânica de Madonna aconteceram naquele local. Logo após levantar £ 18 mil com a venda, o edifício foi demolido para a construção de um condomínio de apartamentos, que teve a audácia de seguir com o nome do clube - usando um slogan inacreditável: "Agora que a festa acabou, é hora de ir pra casa".

26/11/1942: 'Toque outra vez, Sam'

O filme "Casablanca" estreia no Hollywood Theatre, em Nova York, e ressuscita uma canção de dez anos antes chamada "As Time Goes By", tocada no filme pelo ator Dooley Wilson, que interpretava o pianista Sam. 

26/11/1956: No sono

Morre o trombonista e band leader Tommy Dorsey, aos 51 anos, depois de se engasgar com pílulas para dormir.

26/11/1958: Longa escalada

O cantor e compositor Johnny Cash chega às paradas country nos Estados Unidos pela primeira vez com o single "Cry! Cry! Cry!", chegando à 14ª posição. 

26/11/1968: O adeus do Cream

O trio Cream, formado por Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, faz sua última apresentação ao vivo no Royal Albert Hall, em Londres, na Inglaterra, tocando após as bandas Yes e Taste. 

26/11/1973: Em choque!

O ex-baixista dos Shadows, John Rostill, morre eletrocutado em seu próprio estúdio caseiro. 

26/11/1988: Pink Floyd no espaço

Cosmonautas russos à bordo da nave Soyuz 7 tocam uma cópia em fita cassete o disco novo do grupo Pink Floyd, "Delicate Sound of Thunder", em órbita, tornando o grupo inglês o primeiro artista a ser ouvido no espaço. O guitarrista David Gilmour e o baterista Nick Mason estiveram presentes no lançamento da nave. 

26/11/2008: Declarado morto

Os pais do líder dos Manic Street Preachers, Richey Edwards, finalmente podem declarar seu filho morto, 14 anos após seu desaparecimento. Embora muitos digam tê-lo visto em diferentes partes do mundo, a probabilidade de suicídio era muito evidente.

Parabéns!

Os aniversariantes do dia 26 de novembro incluem o ator, compositor e poeta brasileiro Mário Lago (que nasceu em 1911 e morreu em 2002), o baixista da banda de estúdio da Motown, Funk Brothers, Bob Babbitt (nascido em 1937 e morto em 2012), a cantora e compositora norte-americana Tina Turner (nascida em 1939), o guitarrista do grupo Flaming Lips Ron Jones (nascido em 1970) e a cantora e compositora inglesa Rita Ora (nascida em 1990). 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais