Em 27 de dezembro de 1927, ‘Show Boat’ inaugura o musical moderno
Especial

Em 27 de dezembro de 1927, ‘Show Boat’ inaugura o musical moderno

Publicidade

No dia 27 de dezembro de 1927 estreia o musical "Show Boat" no Ziegfeld Theatre, na Broadway, em Nova York. Era o novo espetáculo de Jerome Kern, que nos dez anos anteriores havia mudado completamente o cenário dos shows ao vivo naquela cidade. Antes, os musicais eram apenas séries de apresentações sem nenhum vínculo entre si, em que atrações eram apresentadas uma atrás da outra, como num circo. Kern mudou a história desse tipo de espetáculo ao criar vínculos entre os números artísticos.

"Show Boat" mudaria tudo. Não só todo o espetáculo contava uma mesma história, como esta história alternava tons leves e divertidos com temas sérios e assuntos que não eram tratados normalmente neste tipo de apresentação, como o preconceito racial e o amor trágico. “Show Boat” agregava música, dança e teatro para adaptar um livro de Edna Ferber (sobre um musical a bordo de um barco que descia o rio Mississipi, nos EUA, que se passava entre os anos 1887 e 1927). O espetáculo tinha canções compostas por Kern, letras escritas por Oscar Hammerstein II e canções que se tornaram clássicos da Broadway como "Ol' Man River", "Make Believe" e "Can't Help Lovin' Dat Man", inventando, assim, o musical moderno, que se tornaria o padrão para as próximas décadas.

27/12/1967: O debut de Cohen

Após estabelecer-se como poeta e escritor, Leonard Cohen lança seu primeiro disco, chamado de "Songs of Leonard Cohen", aos 36 anos. 

27/12/1969: Voa o zepelim

O segundo disco do Led Zeppelin, “II”, chega ao topo das paradas de mais vendidos nos EUA e lá vende seis milhões de cópias.

27/12/1975: O fim do Faces

Os Faces separam-se oficialmente: Rod Stewart já não tinha nenhuma conexão com o grupo, seu guitarrista Ronnie Wood tornou-se integrante dos Rolling Stones, o baixista Ronnie Lane saiu para formar o Slim Chance e o baterista Kenny Jones entrou no Who.

27/12/1975: Morrissey quer New York Dolls

O futuro vocalista dos Smiths, Morrissey, tem uma carta publicada na edição de fim de ano do semanário "New Musical Express" e nela reclama que o jornal não fala sobre o grupo New York Dolls, de cujo fã-clube inglês ele era presidente.

27/12/1976: Blues de luto

O guitarrista de blues Freddie King morre após complicações cardíacas e úlcera aos 42 anos. 

27/12/1978: Sem Chris Bell

O cantor, compositor e guitarrista Chris Bell, um dos integrantes do grupo Big Star, morre em um acidente de trânsito após colidir com seu carro em um poste, aos 27 anos. 

27/12/1981: Musicais calados

Morre o compositor e pianista norte-americano Hoagy Carmichael, autor de músicas como "Georgia on My Mind" e "Star Dust", morre aos 82 anos.

27/12/1997: 'Too much of something is bad enough...'

As Spice Girls chegam ao topo da parada de singles inglesa com a balada "Too Much", atingindo um recorde mundial: é o sexto single tirado de seu disco de estreia que chega ao número 1.

27/12/1999: Berro

O rapper Sean "Puff Daddy" Combs e sua então namorada Jennifer Lopez vão presos depois que uma arma é encontrada em seu carro após saírem de uma casa noturna em Nova York. A polícia estava investigando um tiroteio no local.

27/12/2008: Luto clássico

O cantor e compositor Delaney Bramlett, que integrou o grupo Delaney, Bonnie & Friends, e trabalhou com George Harrison, Janis Joplin, John Lennon e Eric Clapton, morre após uma cirurgia em Los Angeles.

Parabéns!

Os aniversariantes deste 27 de dezembro incluem o guitarrista de Elvis Presley Scotty Moore (1931-2016), o maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky (1934), o tecladista do grupo inglês Moody Blues Mike Pinder (1941), Mike Heron do Incredible String Band (1942), Mike Jones do grupo norte-americano Foreigner (1944), o guitarrista do Steppenwolf Larry Byrom (1948), David Knopfler do Dire Straits (1952), Youth do Killing Joke (1961) e Hayley Williams do grupo Paramore (1988).

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest