Em 27 de maio de 1957, Buddy Holly lançava seu primeiro hit, ‘That’ll Be the Day’
Especial

Em 27 de maio de 1957, Buddy Holly lançava seu primeiro hit, ‘That’ll Be the Day’

Buddy Holly já era um talento promissor na breve história do rock, com sua carreira fonográfica iniciada em Nashville, ele abandonou o country no minuto em que viu Elvis Presley no palco, quando foi escalado para abrir para um show dele em sua cidade-natal, em Lubbock, no Texas. Mas suas investidas em discos não haviam feito sucesso, até que ele lançou, usando o nome de sua banda The Crickets, a faixa "That'll Be The Day" no dia 27 de maio de 1957, que finalmente fez sua carreira decolar.

Buddy Holly já havia lançado dois discos pela gravadora Decca, mas nenhum deles havia feito sucesso — tanto o compacto "Blue Days, Black Nights" e "Love Me" (lançado em abril de 1956) quanto o "Modern Don Juan" com "You Are My One Desire" (no final daquele ano) nem entraram na parada de discos mais vendidos. A principal crítica que ele fazia dizia respeito à sonoridade das faixas. Ele queria algo mais cru, que desse mais ênfase à melodia de suas canções, mas os produtores da Decca insistiam em padronizá-lo em rótulos country. Até a apresentação de Buddy Holly era suavizada pela gravadora, que o lançou primeiro como Buddy Holly and the Two Tones e depois como Buddy Holly and the Three Tunes.

Buddy Holly & The Crickets: Buddy com Jerry Allison, Joe B. Mauldin e Niki Sullivan, (da esq. para a dir.) / Foto: Getty Images
Buddy Holly & The Crickets: Buddy com Jerry Allison, Joe B. Mauldin e Niki Sullivan, (da esq. para a dir.) / Foto: Getty Images

O contrato com a Decca foi encerrado no início de 1957 e Buddy Holly ainda seria impedido de lançar aquelas e outras músicas que havia gravado na Decca, mesmo que a própria gravadora não as lançasse. Era o caso de "That'll Be the Day", que Holly havia gravado na Decca e ele levou como demonstração para o agente Norman Petty, que tinha em boa conta. Petty adorou a canção e a encaminhou para a gravadora nova-iorquina Brunswick, que peitou lançá-la desde que o nome artístico não fosse o do cantor.

A versão foi creditada a The Crickets, que além de Holly nos vocais e guitarra, contava com Jerry Allison na bateria, Joe B. Mauldin no baixo e Niki Sullivan na guitarra-base. Era a formação clássica daquele novo gênero que começava a se popularizar no meio dos anos 1950, que Holly pegava na veia e transformava em seu primeiro hit.

Joe, Buddy e Jerry posam durante gravação nos: estúdios da BBC, em Londres, em 1958 / Foto: Getty Images
Joe, Buddy e Jerry posam durante gravação nos: estúdios da BBC, em Londres, em 1958 / Foto: Getty Images

Era o princípio da escalada de sucesso de Holly. Com "That'll Be The Day" (cuja letra foi inspirada na frase que a batiza, repetida várias vezes por John Wayne no filme "Rastros de Ódio", de John Ford, 1956), Buddy Holly e seus Crickets começaram uma série de shows pelos Estados Unidos que os levou a tocar no famoso teatro Apollo, no Harlem nova-iorquino e no programa de TV "American Bandstand", apresentado por Dick Clark. Em setembro era a música mais ouvida nos Estados Unidos e Buddy Holly lançaria mais um single, "Peggy Sue", que consolidaria sua ascensão e o colocaria definitivamente entre os grandes nomes daquele novo gênero, o rock ‘n’ roll.

Quem nasceu

1935 - Ramsey Lewis, compositor, pianista e radialista norte-americano

1943 - Cilla Black, nascida Priscilla White, cantora e apresentadora de TV inglesa (m. 2015)

1944 - Billy Adamson, guitarrista do grupo inglês The Searchers (m. 2013)

1956 - Neil Finn, guitarrista e vocalista do grupo neo-zelandês Split Enz e do grupo australiano Crowded House

1957 - Eddie Harsch, tecladista do grupo norte-americano The Black Crowes (m. 2016)

1957 - Siouxsie Sioux, nascida Susan Janet Ballion, vocalista do grupo inglês Siouxsie And The Banshees

1961 - Renato Rocha, baixista fluminense do grupo brasiliense Legião Urbana (m. 2015)

1966 - Sean Kinney, baterista do grupo norte-americano Alice in Chains

1971 - Left-Eye, nascida Lisa Lopes, vocalista do grupo norte-americano TLC (m. 2002)

1972 - Ivete Sangalo, cantora baiana

1975 - Andre 3000, nascido André Lauren Benjamin, cantor, compositor e MC do grupo norte-americano OutKast

Quem morreu

2006 - Dino 7 Cordas, nascido Horondino José da Silva, violonista carioca (n. 1918)

2011 - Gil Scott-Heron, poeta, vocalista e compositor norte-americano (n. 1949)

2017 - Gregg Allman, cantor, guitarrista, tecladista e compositor do grupo norte-americano The Allman Brothers Band (n. 1947)

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest