Em 27 de março de 1960, nasce Renato Russo
Especial

Em 27 de março de 1960, nasce Renato Russo

Apesar da associação inevitável com Brasília, um dos nomes mais importantes da cultura da capital brasileira nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de março de 1960. Filho de um bancário com uma professora de inglês, Renato Manfredini Júnior se tornaria também um dos principais nomes da música pop brasileira do século passado, ao liderar o grupo Legião Urbana com seu pseudônimo que o tornou conhecido do público: Renato Russo.

Júnior, como era conhecido pela família, nasceu na capital fluminense, passou a infância em Nova York, quando o pai foi transferido para trabalhar numa agência dos EUA do Banco do Brasil, e voltou para o Rio em 1969. Enfim mudou-se para Brasília em 1973. Dois anos depois, o garoto teve um problema de saúde que o deixou de cama por um semestre, período em que ele começou a gostar de música e iniciar sua coleção de discos.

Trabalhou como professor de inglês na capital do país, sendo responsável por receber o príncipe Charles, que veio para Brasília inaugurar uma filial da Cultura Inglesa. Também trabalhou como jornalista e radialista. Montou sua primeira banda, o Aborto Elétrico, em 1978, ao lado dos irmãos Flávio e Fê Lemos e do guitarrista Ico Ouro-Preto, compondo suas primeiras músicas, como "Que País é Esse?", "Geração Coca-Cola", "Veraneio Vascaína", "Música Urbana" e "Fátima".

Abandonou o Aborto Elétrico, que continuaria com o irmão de Ico, Dinho, nos vocais, e logo mudaria o nome para Capital Inicial. Renato passou por um período folk, apresentando-se só com o violão de doze cordas, onde compôs outras músicas que se tornariam hits de sua futura banda, como "Eduardo e Mônica", "Faroeste Caboclo", "Eu Sei" (que se chamava originalmente "18 e 21"), "Marcianos Invadem a Terra" e "Dado Viciado".

Monta o Legião Urbana em 1983, com Eduardo Paraná, Ico Ouro-Preto e Paulo Paulista, que aos poucos cederam seus lugares para Dado Villa-Lobos (que então liderava a banda Dado e o Reino Animal), Renato Rocha e Marcelo Bonfá. Com esta formação gravaram suas primeiras músicas e chamaram a atenção de jornalistas cariocas, que abriram espaço para suas primeiras apresentações. Russo passa um tempo morando em São Paulo onde também fez os primeiros shows com sua banda. Ao circular entre o Rio e São Paulo, conseguiu um contrato para lançar um disco, que levava apenas o nome da banda, em 1985. A Legião Urbana logo caiu no gosto popular e em pouco tempo se tornou a maior banda do Brasil nos anos 1980.

O estilo musical de Renato equilibrava-se entre o folk e o punk e o pós-punk, atingindo a maturidade logo no segundo disco, "Dois", de 1986. Suas letras, cada vez mais densas e profundas, e a forma como as entoava com sua voz grave também eram alguns dos motivos do sucesso. Renato também se posicionava como um comentarista social, levando as questões levantadas em suas letras para programas de entrevistas e de debates. Foi um dos primeiros artistas brasileiros a declarar sua homossexualidade em público e também um dos primeiros a ser vítima do HIV, que culminou com sua morte, no dia 11 de outubro de 1996, na mesma cidade em que nasceu.

Quem nasceu

1924 - Sarah Vaughan, cantora norte-americana (m. 1990)

1932 - Junior Parker, nascido Herman Parker Jr., cantor e compositor norte-americano (m. 1971)

1940 - Derrick Morgan, cantor e compositor jamaicano

1946 - Andy Bown, tecladista e guitarrista do grupo inglês Status Quo

1950 - Tony Banks, tecladista do grupo inglês Genesis

1953 - Walter Stocker, guitarrista da banda inglesa Air Supply

1957 - Billy MacKenzie, cantor do grupo escocês The Associates (m. 1997)

1959 - Andrew Farriss, tecladista da banda australiana INXS

1962 - Derrick McKenzie, baterista do grupo inglês Jamiroquai

1963 - Xuxa, nascida Maria da Graça Meneghel, apresentadora e cantora gaúcha

1970 - Mariah Carey, cantora e compositora norte-americana

1970 - Brendan Hill, baterista inglês do grupo norte-americano Blues Traveler

1975 - Fergie, nascida Fergie Duhamel, vocalista do grupo The Black Eyed Peas

1988 - Jessie J, nascida Jessica Ellen Cornish, cantora e compositora inglesa

1990 - Kimbra, nascida Kimbra Lee Johnson, cantora, compositora e atriz neo-zelandesa

Quem morreu

1989 - Claudio Santoro, compositor e maestro amazonense (n. 1919)

1993 - Clifford Jordan, saxofonista norte-americano (n. 1931)

1996 - Howard Wyeth, baterista e baterista norte-americano (n. 1944)

2000 - Ian Dury, cantor e compositor inglês (n. 1942)

2005 - Rigo Tovar, cantor mexicano (n. 1946)

2013 - Paul Williams, jornalista norte-americano, fundador da revista "Crawdaddy" (n. 1948)

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest