Em 27 de novembro de 1990, a MTV censura o clipe de ‘Justify My Love’, de Madonna
Especial

Em 27 de novembro de 1990, a MTV censura o clipe de ‘Justify My Love’, de Madonna

0

Publicidade

A MTV norte-americana bane o novo clipe de Madonna, "Justify My Love", por achar que o vídeo é muito transgressor até mesmo para os padrões da emissora. Visto sob uma perspectiva histórica, o vídeo é até acanhado se comparado às transformações que ele mesmo causou na paisagem cultural, devido à atmosfera intensamente sexual da cantora naquele período, que brincava com sua sexualidade e a ambiguidade de suas declarações, misturando boatos e mentiras com a própria biografia, em projetos como o livro "Sex" e o falso documentário "Na Cama com Madonna". No clipe, sempre num clima onírico, Madonna se relaciona com homens e mulheres, abre espaço para fetiches sadomasoquistas e permite um nu frontal que teria sido a gota d'água para a censura definitiva promovida pela emissora.

ÍCONE: Madonna, uma heroína na luta pela libertação da sexualidade feminina 

LEIA TAMBÉM: Em 12 de novembro de 1984, Madonna lança o álbum ‘Like a Virgin’

A reação de Madonna foi mercadologicamente agressiva - e ela, como em todas as suas obras de seu período áureo, acertou na mosca ao transformar o clipe no primeiro vídeo-single da história, uma fita de VHS que trazia apenas o vídeo e que, graças à censura da MTV, aumentou a busca pelo curta filmado pelo fotógrafo francês Jean Baptiste Mondino em Paris. Com isso, a fita vendeu um milhão de cópias.

E mais...

27/11/1962: Debut na BBC

 Os Beatles gravam sua primeira sessão de rádio na BBC, quando tocam "Twist and Shout", "Love Me Do" e "P.S. I Love You", que foram ao ar no programa "Talent Spot".

27/11/1969: Stones em NY

Em turnê pelos Estados Unidos, os Rolling Stones tocaram a primeira das quatro apresentações que fariam no Madison Square Garden, em Nova York, quando reuniram mais de 50 mil fãs em todas as noites. O disco "Get Yer Ya-Ya's Out!" foi registrado nesta primeira apresentação, que contava com Jimi Hendrix na plateia, comemorando seu último aniversário.

27/11/1970: O beatle solo mais vendido

George Harrison lança seu primeiro disco solo após o fim dos Beatles - o disco triplo "All Things Must Pass" vendeu inacreditáveis seis milhões de cópias e se tornou o maior best-seller de um ex-beatle em carreira solo.

27/11/1981: Fitas piratas!

A indústria fonográfica britânica lança a campanha "Home Taping Was Wiping Out Music" ("Gravar fitas está acabando com a música"), que dizia que gravadores de fita cassete eram responsáveis por perdas de lucros na venda de discos. A campanha foi apoiada por nomes como Elton John, 10cc, Boomtown Rats, entre outros.

27/11/1986: Bon Jovi no topo

O grupo norte-americano Bon Jovi chega ao topo da parada de singles norte-americana com o hit "You Give Love A Bad Name".

27/11/1996: Recomeço

A banda nova de John Squire, ex-guitarrista dos Stone Roses, Seahorses, estreia ao vivo no Buckley Tivoli, tocando para 200 fãs. 

27/11/1999: O fim ao vivo

Uma das principais bandas indie norte-americanas, o grupo californiano Pavement anuncia, no meio de um show na Brixton Academy em Londres, que aquela seria sua última apresentação ao vivo. Mais tarde eles voltariam para turnês de reunião.

27/11/2005: Sombrio

O baterista dos Shadows, Tony Meehan, morre ao cair em seu apartamento, em Londres. Tinha 62 anos.

27/11/2014: A volta do best-seller

Taylor Swift chega ao topo da parada de discos mais vendidos dos EUA com seu disco "1989", vendendo mais do que qualquer outro disco lançado desde 2002. Até hoje o álbum já vendeu mais de nove milhões de cópias.

Parabéns!

E os parabéns deste dia 27 de novembro vão para Alan Jackson, baterista da banda soul Booker T & The MGs (nascido em 1935 e assassinado em 1975), o deus da guitarra Jimi Hendrix (nascido em 1942 e morto em 1970), o guitarrista da banda escocesa Simple Minds, Charlie Burchill (nascido em 1959), o baterista original do Faith No More Mike Bordin (nascido em 1962) e o rapper inglês Mike Skinner, que atende pela alcunha de The Streets (nascido em 1978). 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais