Em 30 de março de 1967, os Beatles fotografam a capa de ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’
Especial

Em 30 de março de 1967, os Beatles fotografam a capa de ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’

Quando os Beatles se reuniram no estúdio do fotógrafo inglês Robert Cooper no fim daquele inverno inglês, sabiam que estavam fazendo história. Mais do que simplesmente registrando a foto da capa de seu novo disco, eles estavam mexendo com a expectativa de seus fãs em todo o mundo ao anunciar que não fariam mais shows. O álbum seguinte seria a principal apresentação do grupo nesta nova fase e definiria seu futuro - sabiam, portanto, exatamente a importância daquele evento quando fotografaram a capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" no dia dia 30 de março de 1967.

Depois que os Beatles pararam de fazer shows, a expectativa sobre seu futuro era enorme. A decisão de parar de se apresentar ao vivo apenas para gravar discos era inédita na história da indústria fonográfica e muitos achavam que o grupo não iria resistir à mudança. Mas ao começar a experimentar gravações que eram impossíveis de serem feitas ao vivo, sabiam que estavam desbravando um terreno completamente novo - e que podiam mudar a história da música.

Por trás de tudo estava Paul McCartney, que após a morte do empresário do grupo, Brian Epstein, assumiu as rédeas da banda. Teve a ideia de um disco conceitual em que os Beatles não seriam os Beatles, e sim uma banda paralela - a banda do clube dos corações solitários do sargento pimenta - que seria protagonista do novo álbum. Para isso, imaginou um universo paralelo que seria refletido na capa do disco.

Este universo seria formado por personalidades numa colagem em tamanho real que reuniria o grupo, fantasiado de banda marcial psicodélica, em frente a uma reunião de atores (Marlon Brando, W.C. Fields, Tony Curtis), atrizes (Mae West, Shirley Temple, Marilyn Monroe), escritores (Lewis Carroll, Oscar Wilde, Alesteir Crowley), músicos (Bob Dylan, Dion e os próprios Beatles, na versão de cera do museu Madame Tussaud), comediantes, gurus, além de brinquedos, flores e instrumentos musicais, num design idealizado pelo artista plástico Peter Blake, amigo de Paul McCartney.

O cenário da capa levou uma semana para ser montado e os Beatles só passaram algumas horas no estúdio para idealizar a capa multicolorida, um contraste gritante com a capa preto e branco do disco anterior, "Revolver", lançado em 1966. O futuro dos Beatles já tinha sido bem recebido antes da foto da capa ser tirada, quando o single que trazia "Strawberry Fields Forever" num lado e "Penny Lane" no outro foi lançado no mês anterior. Mas quando chegou às lojas em junho daquele ano, teve o impacto maior do que o que os Beatles imaginaram — e a capa foi crucial neste sentido.

Quem nasceu

1914 - Sonny Boy Williamson, nascido Alex Miller, gaitista norte-americano (m. 1965)

1942 - Graeme Edge, baterista do grupo inglês The Moody Blues

1943 - Ken Forssi, baixista dos grupos norte-americano The Surfaris e Love (m. 1998)

1945 - Eric Clapton, cantor, compositor e guitarrista inglês

1948 - Jim Dandy, vocalista do grupo norte-americano Black Oak Arkansas

1950 - Dave Ball, guitarrista da banda inglesa Procol Harum

1961 - Bi Ribeiro, nascido Felipe de Nóbrega Ribeiro, baixista carioca do grupo brasiliense Paralamas do Sucesso

1962 - MC Hammer, nascido Stanley Kirk Burrell, rapper norte-americano

1964 - Tracy Chapman, cantora e compositora norte-americana

1966 - Joey Castillo, baterista do grupo norte-americano Queens of the Stone Age

1967 - Martin 'Ace' Kent, guitarrista da banda inglesa Skunk Anansie

1968 - Celine Dion, cantora canadense

1979 - Norah Jones, cantora e compositora norte-americana

1976 - Hamilton de Holanda, músico carioca

1993 - Anitta, nascida Larissa de Macedo Machado, cantora carioca

Quem morreu

2013 - Phil Ramone, produtor musical norte-americano e pioneiro da música digital (n. 1934)

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest