Em 30 de novembro de 1980, morria Cartola, o maior nome da história do samba
Especial

Em 30 de novembro de 1980, morria Cartola, o maior nome da história do samba

0

Publicidade

O maior sambista brasileiro morria no dia 30 de novembro de 1980, depois de ter renascido do anonimato que faziam muitos julgá-lo desaparecido - ou até morto. O carioca Agenor de Oliveira, o grande Cartola, foi reconhecido pelo jornalista Sérgio Porto (que assinava seus textos como Stanislaw Ponte Preta) trabalhando maltrapilho num estacionamento de carros no final dos anos 1960 e aquele encontro resgatou a importância do cantor e compositor, um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira e autor de seu primeiro samba-enredo, além de autor de algumas das maiores composições de nossa música.

HERÓIS: Tia Ciata foi a verdadeira heroína do nascimento do samba 

SAMBA QUE ELAS QUEREM: Roda formada só por mulheres conquista público no Rio 

Sua redescoberta culminou na década seguinte, quando Cartola gravou, perto dos 70 anos, seus quatro discos solo, únicos e definitivos registros da beleza de sua música. O final dos anos 1970 consagraram seu nome como um dos maiores de nossa cultura, sempre sendo homenageado e reconhecido. Um câncer, no entanto, encerrou sua carreira, transformando seu enterro, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, em um impressionante panteão do samba ao reunir Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Martinho da Vila, Chico Buarque, João Nogueira, Nelson Sargento, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Jamelão, Clara Nunes, Alcione, Emilio Santiago, entre outros.

30/11/1940: ‘Casei com a Lucy’

O cantor Desi Arnaz casa-se com a atriz Lucille Ball. Os dois se conheceram no musical "Too Many Girls" e em pouco tempo se envolveram romanticamente. Logo, teriam um dos programas mais assistidos e memoráveis na história da TV norte-americana, "I Love Lucy".

30/11/1963: Milhão inglês

O segundo álbum dos Beatles, "With the Beatles", atinge a marca de um milhão de discos vendidos pela primeira vez no Reino Unido. Ele permaneceu no topo das paradas de sucesso por 21 semanas e tirou o o disco anterior do grupo, "Please Please Me", do primeiro lugar, onde ficou por quase um ano inteiro.

30/11/1971: Puro groove

O grupo funk Sly And The Family chega ao topo da parada de singles mais vendidos com a clássica "Family Affair".

30/11/1977: Despedida de Natal

Vai ao ar o último especial de Natal do cantor norte-americano Bing Crosby, tradicional programa de fim de ano da TV norte-americana. A atração foi gravada em setembro e Crosby morreu em outubro. Um dos grandes momentos do especial é o dueto do ícone da canção americana com o ídolo inglês David Bowie, cantando uma versão da tradicional "Little Drummer Boy". 

30/11/1979: ‘All in all it’s just another brick in the wall…’

O Pink Floyd lança seu ousado álbum duplo "The Wall", que atinge o número de 13 milhões de discos vendidos, puxado pelo fato de que o grupo havia lançado seu primeiro single em mais de uma década, o hit "Another Brick In The Wall (part II)". 

30/11/1982: O maior

É lançado o marco da indústria fonográfica "Thriller", de Michael Jackson, ápice da carreira e responsável por coroar o jovem ícone como Rei do Pop. É o disco mais vendido de todos os tempos, com 66 milhões de cópias — e contando. 

30/11/1989: Invasão do norte

A cena "Madchester", que misturava indie rock e dance music no norte da Inglaterra, estreia para o resto do país em cadeia nacional, quando suas principais bandas, os Stone Roses e os Happy Mondays, tocam no mesmo dia no programa "Top of the Pops". 

30/11/1991: ‘Girl you know it’s true’

O "vocalista" do grupo Milli Vanilli, Rob Pilatus, tenta o suicídio em um hotel de Los Angeles, nos EUA. 

30/11/1994: Thug life

O rapper norte-americano Tupac Shakur é baleado cinco vezes ao sair de um estúdio em Nova York, nos EUA. Ele sobrevive ao atentado, que não seria o primeiro.

30/11/2003: ‘Gabba gabba hey’

Um quarteirão em Nova York foi oficialmente batizado de Joey Ramone Place, em homenagem ao falecido vocalista do grupo punk Ramones, que morou com o baixista da banda, Dee Dee Ramone, naquela mesma região, próxima ao clube CBGB's, onde fizeram suas primeiras apresentações ao vivo.

30/11/2015: Fora de ordem

O ex-baixista do New Order Peter Hook processa os seus ex-companheiros de banda depois que os três (o vocalista e guitarrista Bernard Sumner, a tecladista Gillian Gilbert e o baterista Stephen Morris) abriram, em 2011, uma empresa para lidar com os recursos da banda sem a presença dele. 

Parabéns!

Os aniversariantes deste último dia de novembro incluem o apresentador de TV norte-americano Dick Clark, rosto do programa musical de maior duração na história daquele país, o ("American Bandstand", nascido em 1929, morto em 2012), o baixista do Ten Years Afters, Leo Lyons (nascido em 1943), o baixista do Deep Purple, Roger Glover, (nascido em 1945), a vocalista dos Runaways, Cherie Currie (nascida em 1959), e a cantora inglesa Des'ree (nascida em 1968).

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais