Em 31 de outubro de 1987, o Acústico da MTV começa a se tornar uma realidade
Especial

Em 31 de outubro de 1987, o Acústico da MTV começa a se tornar uma realidade

0

Publicidade

ACÚSTICO MTV

No dia 31 de outubro de 1989, o programa “Unplugged”, da MTV norte-americana, começava a sair do papel, quando o grupo inglês Squeeze registrava a primeira apresentação acústica para o canal. O programa foi idealizado a partir de uma série de apresentações em que os músicos deixavam as guitarras de lado para tocar com violões, como o especial de volta aos palcos de Elvis Presley em 1968, as participações de Pete Townshend, Sting e Phil Collins nos shows The Secret Policeman's Ball e a performance de Jon Bon Jovi e Richie Sambora na premiação da MTV de 1989. 

E após sua primeira temporada, entre 1989 e 1990 (que contou com Aerosmith, Sinéad O'Connor, Joe Satriani, Elton John e Stevie Ray Vaughan), tornou-se um dos principais programas da emissora, catapultando carreiras estabelecidas com apresentações que se tornariam álbuns oficiais. O maior sucesso do programa foi a apresentação de Eric Clapton, que até hoje é um dos discos mais vendidos da história. O primeiro programa foi ao ar um mês depois das primeiras gravações, no dia 26 de novembro.

E MAIS...

31/10/1952: Sem sair do salão

O pianista Johnnie Johnson contratou o guitarrista Chuck Berry para tocar em sua banda, em apresentações à noite na região de St. Louis. Sem sentir firmeza no trabalho como músico, Berry não largou seu trabalho oficial à época, como cabeleireiro, até emplacar suas próprias músicas.

31/10/1959: Antes de ser Beatles

O grupo Quarrymen, formado pelos adolescentes John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, decide mudar seu nome para Johnny and the Moondogs, pouco antes de se apresentar em um show.

31/10/1962: Hit de Halloween

A música "Monster Mash", de Bobby "Boris" Pickett, toma conta das paradas de sucesso e torna-se o single de Halloween mais popular dos EUA.

31/10/1970: Uma semana!

Michelle Phillips, vocalista do grupo The Mamas & The Papas, casa-se com o ator Dennis Hopper — o casamento dura apenas sete dias.

31/10/1986: A batalha judicial pelo Pink Floyd

Roger Waters vai para o tribunal para tentar impedir que seus ex-companheiros de banda, David Gilmour e Nick Mason, possam usar o nome "Pink Floyd" para gravar discos e fazer turnês.

31/10/1993: A morte de River Phoenix

A banda do ator Johnny Depp —chamada P e formada por ele, pelo baixista dos Red Hot Chili Peppers, Flea, pelo vocalista dos Butthole Surfers, Gibby Haynes, e por Al Jourgensen do Ministry — estava tocando no palco do clube Viper Room, do próprio Depp, quando o ator River Phoenix teve espasmos decorrentes de uma overdose de drogas na calçada do lado de fora. A notícia correu o clube e logo chegou ao palco, fazendo Flea largar seu instrumento e correr em direção ao amigo. Ele chegou a ver River sofrer o último ataque cardíaco antes que a ambulância, que já havia sido chamada pelos irmãos de Phoenix, Joaquin e Rain, chegasse ao local. Phoenix foi declarado morto antes das duas da manhã. Tinha 23 anos.

31/10/1996: Slash x Axl

Slash anuncia sua saída dos in Guns N' Roses, alegando que só conseguira conversar normalmente com o vocalista Axl Rose por duas vezes, desde 1994.

31/10/2000: Tarde demais

O software de compartilhamento Napster, que deu origem ao início da era digital na música pop no ano anterior, ao permitir que todos pudessem ompartilhar coleções de discos gratuitamente através da internet, fecha um acordo com a gravadora multinacional BMG para se tornar seu serviço de assinatura digital. O anúncio vem tarde: dezenas de clones do programa já se espalham pela rede e o público já estava acostumado a não pagar por música na rede.

31/10/2013: Bem que se quis

O grupo Fifth Harmony lança um vídeo em que suas cantoras interpretam "Wannabe" vestidas como se fossem as Spice Girls, como parte de sua comemoração de Halloween.

Parabéns!

O último dia de outubro também viu nascer nomes como Bernard Edwards, baixista do Chic (que nasceu em 1952 e morreu em 1996), o baterista do U2 Larry Mullen Jr. (nascido em 1961), o violonista brasileiro Raphael Rabello (que nasceu em 1962 e morreu em 1995), o guitarrista dos Smiths Johnny Marr (nascido em 1963), o baterista Colm Ó Cíosóig (nascido em 1964), o MC Ad-Rock dos Beastie Boys (nascido Adam Horovitz, em 1966), o rapper Vanilla Ice (nascido em 1967) e a vocalista Malin Berggren, do grupo sueco Ace of Base (nascida em 1970).

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais