Em 4 de abril de 1992, os Beastie Boys tocam com instrumentos ao vivo pela primeira vez
Especial

Em 4 de abril de 1992, os Beastie Boys tocam com instrumentos ao vivo pela primeira vez

Publicidade

Era só uma participação num show beneficente, mas mudou completamente os rumos da banda. Quando os Beastie Boys entraram para fazer sua apresentação no The Palladium, em Los Angeles, nos EUA, no dia 4 de abril de 1992, eles ainda eram vistos apenas como uma banda de rap, mas foi naquele dia que eles mostraram ser mais do que isso, quando, pela primeira vez desde que fizeram sucesso, subiram com seus instrumentos e tocaram seus hits como uma banda.

'MY NAME IS': Os músicos 'desconhecidos' que foram sampleados por Eminem (e outros rappers famosos)

MÁQUINA DO TEMPO: Em 23 de fevereiro de 1997, Eminem lança seu primeiro disco

Quando o jogador de basquete Magic Johnson anunciou que era portador do vírus causador da Aids, também aproveitou para lançar uma fundação para ajudar as pessoas que não tinham condições de pagar pelo tratamento. E, para arrecadar dinheiro para a Magic Johnson Foundation e para a Act Up LA, artistas de diferentes gêneros musicais se reuniram sobre um palco em Los Angeles.

Nomes como Red Hot Chili Peppers (que havia inclusive composto uma música com o nome do jogador de basquete), Rollins Band, Primus e Fishbone eram algumas das principais atrações, bem como a novíssima banda do vocalista do Jane's Addiction, Perry Farrell, que iria apresentar-se pela primeira vez, o Porno for Pyros.

E, claro, os Beastie Boys. O trio nova-iorquino havia se mudado para a Califórnia e gravou seu segundo disco, o fantástico "Paul's Boutique", com a dupla de produtores The Dust Brothers. Era o início de uma nova fase, em que abandonavam as confusões sexistas e os arremedos de hard rock para abraçar a estética dos anos 1970 antes de Quentin Tarantino. Foi quando começaram a mudar o hip-hop por dentro. Ali, eles voltavam a tocar instrumentos, hábito que haviam deixado quando abandonaram seu passado hardcore para gravar um single de rap de brincadeira — o que acabou reinventando a carreira da banda. 

Quase dez anos depois de criar a banda, King Ad-Rock, Mike D e MCA reimaginavam seu futuro ao retomar os velhos instrumentos. Mas com a bagagem de dois discos e uma carreira em ascensão, passaram a tocar outro tipo de som, mais melódico e grooveado que os surtos de hardcore que tinham no início da carreira. E a primeira vez que mostraram este novo formato foi justamente neste show beneficente, quando apresentaram versões alternativas para seus hits "Shake Your Rump", "Shadrach", "Paul Revere" e "Time to Get Ill", além das primeiras versões ao vivo para as faixas ainda desconhecidas "Gratitude" e "Time for Livin'", descritas pela revista "Hollywood Reporter" como "uma mistura de punk e rap que provavelmente será o foco de seu próximo lançamento pela gravadora Capitol".

Era o disco "Check Your Head" (que no Brasil só foi lançado em cassete — vai saber o porquê) que estava chegando...

Quem nasceu

1915 - Muddy Waters, nascido McKinley Morganfield, bluesman norte-americano (m. 1983)

1932 - Clive Davis, fundador da gravadora Arista Records

1939 - Hugh Masekela, músico sul-africano (m. 2018)

1948 - Pick Withers, baterista do grupo inglês Dire Straits

1948 - Berry Oakley, nascido Raymond Berry Oakley III, baixista do grupo norte-americano The Allman Brothers Band (m. 1972)

1950 - Phillip "Pip" Pyle, baterista do grupo inglês Gong (m. 2006)

1951 - Steve Gatlin, músico da dupla norte-americana The Gatlin Brothers

1952 - Dave Hill, guitarrista do grupo inglês Slade

1952 - Gary Moore, guitarrista do grupo inglês Thin Lizzy (m. 2011)

1958 - Cazuza, nascido Agenor de Miranda Araújo Neto, cantor e compositor carioca (m. 1990)

1962 - Craig Adams, baixista do grupo inglês The Cult

1966 - Mike Starr, baixista do grupo norte-americano Alice in Chains (m. 2011)

1972 - Magnus Sveningsson, baixista do grupo sueco The Cardigans

1972 - Jill Scott, cantora e compositora norte-americana

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest