Em 4 de novembro de 1966, os Beach Boys lançam 'Good Vibrations'
Especial

Em 4 de novembro de 1966, os Beach Boys lançam 'Good Vibrations'

0

Publicidade

Os Beach Boys lançam o single de "Good Vibrations", que chega ao topo das paradas nos Estados Unidos e no Reino Unido. É o single que consolida a nova fase da banda, quando um de seus fundadores, Brian Wilson, deixa as apresentações ao vivo para dedicar-se ao trabalho em estúdio. O grupo já havia lançado o hoje clássico "Pet Sounds", mas sua repercussão foi contida devido ao ar introspectivo das canções. 

LEIA MAIS: Em 1964, prefeito baniu todos os shows de música de sua cidade

MÁQUINA DO TEMPO: Carly Simon dedicou 'You're So Vain' a um ex-namorado

"Good Vibrations" começou a ser produzida nas gravações de "Pet Sounds" e consumiu mais de 90 horas de estúdio, algo inédito naquela época. Foi assim que ela se tornou um dos singles mais bem sucedidos da história da banda. Definida como uma "sinfonia de bolso", devido à sua mudança de andamentos, ela foi inspirada na mãe de Brian, que dizia que os cachorros latiam quando sentiam pessoas com "más vibrações". Ele partiu desse conceito para explorar percepção extrassensorial enquanto o outro compositor do grupo, seu primo Mike Love, trouxe referências do movimento hippie. A canção é uma das melhores músicas dos anos 1960.

4/11/1961: Fora da bolha

Bob Dylan faz seu primeiro show fora do circuito do Greenwich Village, bairro boêmio de Nova York, quando se apresenta pela primeira vez no Carnegie Hall, para um público de 53 pessoas. A apresentação não aconteceu no salão principal e sim no auditório anexo, chamado Chapter Hall.

4/11/1967: A primeira vez

O grupo inglês Pink Floyd toca pela primeira vez nos Estados Unidos no Winterland Auditorium, na cidade de São Francisco, ao lado do grupo Big Brother & The Holding Company, que era conhecido pela vocalista novata Janis Joplin, e do músico Richie Havens.

4/11/1968: A última vez

O power trio Cream apresenta-se pela última vez nos Estados Unidos, na cidade de Providence, antes de anunciar sua separação.

4/11/1972: A onda do reggae

Aproveitando a onda do reggae iniciada por Bob Marley naquele ano, o cantor Johnny Nash chega ao topo das paradas norte-americanas (onde ficaria por três semanas) graças à música "I Can See Clearly Now".

4/11/1977: Scorsese e The Band

O filme “The Last Waltz”, que o diretor Martin Scorsese fez sobre o último show do grupo The Band, estreia pela primeira vez em Nova York. O show conta com a participação de nomes como Joni Mitchell, Dr. John, Neil Young, Van Morrison, Neil Diamond e Eric Clapton.

4/11/1980: Rastafari!

Bob Marley é batizado na Igreja Etíope Ortodoxa em Kingston, na Jamaica, convertendo-se oficialmente ao rastafarianismo.

4/11/1988: U2 nos EUA

O documentário “Rattle and Hum”, que a banda U2 fez sobre a turnê do disco “The Joshua Tree” pelos Estados Unidos, estreia nos cinemas do planeta.

4/11/1989: 50 vezes Elton

Elton John consegue colocar seu 50º single, "Sacrifice", entre os discos mais vendidos do Reino Unido, alcançando uma marca que só havia sido atingida por Elvis Presley e por Cliff Richard (uma espécie de Roberto Carlos inglês).

4/11/1989: ‘There’s nothing else I can do…’

O grupo sueco Roxette consegue chegar ao topo da parada de singles mais vendidos dos Estados Unidos com seu hit "Listen To Your Heart".

4/11/1991: Ruído rosa

O grupo irlandês My Bloody Valentine lança o disco “Loveless”, obra-prima do shoegaze, que consolida a fama do líder e guitarrista Kevin Shields ao mesmo tempo em que quase o faz ficar maluco de tanto refazer o disco no estúdio 

4/11/1994: A morte de Sonic

O guitarrista Fred "Sonic" Smith, que tocou nos Sonics e no MC5, morre de ataque cardíaco aos 45 anos, em Detroit. Ele foi casado com Patti Smith e era influenciou diretamente a escolha do nome do grupo Sonic Youth.

4/11/2013: Rihanna no topo

Rihanna é a primeira artista desde os Beatles e Elvis Presley a emplacar sete singles consecutivos no topo da parada britânica em sete anos seguidos. O feito coube à faixa "The Monster", do rapper Eminem, que trazia a cantora como convidada.

Parabéns!

Os aniversariantes deste 4 de novembro são o sambista brasileiro Monsueto (que nasceu em 1924 e morreu em 1973), o guitarrista do grupo inglês Pretenders James Honeyman-Scott (que nasceu em 1957 e morreu em 1982) e o rapper e produtor norte-americano Sean Combs, mais conhecido por Puff Daddy, ou P. Diddy, ou só Diddy (que nasceu em 1969). 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais