Em 5 de dezembro de 1976, Bob Marley celebra a paz na Jamaica dois dias depois de ser alvo de um atentado a tiros
Especial

Em 5 de dezembro de 1976, Bob Marley celebra a paz na Jamaica dois dias depois de ser alvo de um atentado a tiros

0

Publicidade

Momentos de pânico na casa de Bob Marley, no número 56 da rua Hope, em Kingston, na Jamaica, quando sete homens armados a invadiram atirando e sairam tão depressa quanto chegaram. O susto felizmente não causou vítimas fatais, mas, além de Bob, sua mulher Rita e o empresário Don Taylor foram alvejados pelas balas dos invasores. 

 LEE ‘SCRATCH’ PERRY: Por que o gênio que lançou Bob Marley continua sendo pioneiro até hoje 

 CRIATIVIDADE: Empresa investe em playlist com canções de Bob Marley para relaxar cães 

Bob Marley sempre se manteve neutro em relação às tensões políticas de seu país, sem escolher entre os dois grupos que dividiam a ilha caribenha e causavam explosões de violência constante. Mas quando Michael Manley se tornou o primeiro ministro do país, ele tinha uma missão: diminuir estas tensões e ver se o clima ficava menos agressivo. Para isso, ele começou a conversar com Bob Marley para que ele abraçasse sua causa, até que finalmente ela se materializou em um festival, o Smile Jamaica Peace Concert, que culminaria com uma apresentação do rei do reggae e maior nome da música do país.

Mas nem todos estavam satisfeitos com aquela notícia — vide o atentado que aconteceu dois dias antes da data de realização do evento. Mas, mesmo assim, Bob Marley, que foi alvejado no braço, resolveu seguir em frente e realizou o concerto, uma data histórica em sua biografia e na de seu país. Originalmente, Marley cantaria apenas uma música, mas depois do acontecido, transformou sua participação num show de 90 minutos, para deleite das 80 mil pessoas que se reuniram para assisti-lo.


E mais...

5/12/1965: Adeus a Liverpool

Os Beatles fazem seu último show em Liverpool ao tocar no Liverpool Empire na última turnê do grupo no Reino Unido. 40 mil pessoas tentaram ir ao show, mas só havia 5.100 ingressos disponíveis. 

5/12/1968: Guerra de comida

Os Rolling Stones deram uma festa para lançar seu novo disco, "Beggars Banquet", que terminou com uma briga de comida, com todos atirando tortas uns nos outros. O guitarrista Keith Richards estava doente e não pode comparecer.

5/12/1973: Power trio

Paul McCartney lança seu quinto disco solo, "Band on the Run", seu álbum mais bem sucedido, graças aos singles "Jet" e a faixa-título. O disco foi gravado na Nigéria e somente Paul, sua esposa Linda McCartney e o guitarrista Denny Laine estiveram presentes no estúdio, tocando todos os instrumentos.

5/12/1981: Começou

É lançado o primeiro disco do clássico grupo de hardcore Black Flag, "Damaged".

5/12/1987: Herege!

Os ingleses do The Jesus & Mary Chain são banidos de um programa de TV nos Estados Unidos depois que espectadores se sentiram horrorizados e ligaram para o canal reclamando que o nome do grupo era uma blasfêmia. A emissora CBS sugeriu que a banda se apresentasse com o nome reduzido para JAMC para evitar controvérsia, mas teve seu pedido negado.

5/12/2009: Maneira aí!

Em uma entrevista para o jornal “The Guardian”, George Michael disse que havia diminuído a quantidade de maconha que vinha consumindo, fumando "apenas sete ou oito baseados por dia" ao contrário dos 25 que fumava anteriormente.

5/12/2011: É ela

Depois de passar 45 semanas no topo das paradas do Reino Unido, o segundo disco da cantora Adele, "21", se tornou o disco mais vendido na Inglaterra neste século, ultrapassando "Back to Black", o álbum de 2006 de Amy Winehouse.

5/12/2012: Um tempo

O pianista de jazz Dave Brubeck morre um dia antes de completar 92 anos.

5/12/2016: Imortal

Uma campanha de financiamento coletivo foi realizada para erguer uma estátua em homenagem a David Bowie no local em que ele apresentou seu personagem Ziggy Stardust pela primeira vez, em Aylesbury, na cidade de Buckinghamshire, na Inglaterra. A campanha terminou no mesmo dia em que começou e a estátua foi inaugurada em março deste ano.

5/12/2017: Adieu

Morre o cantor francês Johnny Hallyday, aos 74 anos.

Parabéns

Os aniversariantes de hoje incluem o bluesman Sonny Boy Williamson (que nasceu 1899 e morreu em 1965), Little Richard, um dos pioneiros do rock (nascido em 1932), o guitarrista norte-americano J.J. Cale (nascido em 1938 e morto em 2013), o compositor e multiinstrumentista brasileiro Egberto Gismonti (nascido em 1947), a diva Ângela Rô Rô (nascida em 1949) e o baterista dos Inspiral Carpets Craig Gill (nascido em 1971 e morto em 2016). 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais