Em 5 de janeiro de 2014, morre Nelson Ned, um dos primeiros brasileiros a ter uma carreira internacional
Especial

Em 5 de janeiro de 2014, morre Nelson Ned, um dos primeiros brasileiros a ter uma carreira internacional

Quando morreu, no dia 5 de janeiro de 2014, Nelson Ned havia sido esquecido pela maioria do público brasileiro. Um dos mais populares cantores românticos do país, o pequeno mineiro de Ubá havia se tornado mais conhecido por sua baixa estatura — media 1,12m — do que pelas multidões que arrastava em todo o país — inclusive fora dele.

Pois além de conquistar o país entre os anos 1960 e 1970, Nelson Ned foi um dos primeiros artistas brasileiros a desfrutar de uma carreira internacional de fato. Assim, ele tornou-se um dos grandes vendedores de discos da América Latina e cantando ao lado de importantes intérpretes como Julio Iglesias e Tony Bennett. Foi o primeiro artista brasileiro a vender mais de um milhão de discos com um único álbum na América Latina e totalizou mais de 45 milhões de discos vendidos em toda sua carreira, além de ter tocado quatro vezes no histórico palco do Carnegie Hall, em Nova York, nos EUA, sempre com lotação esgotada.

Mas em 2003, ele sofreu um AVC, que lhe tirou a visão do olho direito, e aos poucos sua saúde foi deteriorando. Passou a morar em uma casa de repouso em 2013 e, no início do ano seguinte, teve complicações relacionadas à pneumonia que lhe tiraram a vida.

5/1/1968: Quebra tudo!

Jimi Hendrix fica preso por um dia em Estocolmo, na Suécia, após encher a cara e destruir um quarto de hotel.

5/1/1969: A banda do guitarrista dos Yardbirds

O Led Zeppelin encerra sua temporada de quatro dias no lendário Whiskey A Go-Go, em Los Angeles, nos EUA, quando teve Alice Cooper como banda de abertura. Como o grupo ainda era desconhecido, ele foi anunciado como "Led Zeppelin, com o guitarrista Jimmy Page, ex-Yardbirds".

5/1/1976: Morto em casa

Ex-roadie e amigo pessoal dos Beatles, Mal Evans foi assassinado pela polícia em seu apartamento em Los Angeles, depois que sua namorada chegou em casa e o encontrou com um rifle. Ela ligou para a polícia e quando os policiais chegaram, ele apontou a arma para os oficiais. Foi o suficiente para que o matassem.

5/1/1979: Gigante do jazz

Morre o baixista, pianista e compositor Charles Mingus, aos 56 anos.

5/1/1980: O primeiro hit

O hit "Rapper's Delight", da Sugarhill Gang, torna-se o primeiro rap a entrar na parada das 40 músicas mais tocadas nos rádios nos EUA ao atingir o 37° lugar.

5/1/1998: 'I got you babe'

Morre o cantor, produtor e político norte-americano Sonny Bono, em um acidente de esqui, aos 62 anos. Ele era casado com a cantora Cher e, nos anos 1960, formavam a dupla Sonny & Cher.

5/1/1998: Psicodelia de luto

Morre o baixista do grupo Love, Ken Forssi, de câncer no cérebro, aos 55 anos.

5/1/2004: Quase

O vocalista dos Kinks, Ray Davies tomou um tiro na perna enquanto passava férias em Nova Orleans, nos EUA, depois que perseguiu dois homens que roubaram a bolsa de sua namorada sob a mira de uma arma. Felizmente, o tiro não causou maiores lesões.

Parabéns!

Os aniversariantes do dia 5 de janeiro incluem Sam Phillips, dono da gravadora Sun, que descobriu Elvis Presley (1923-2003), o produtor Phil Ramone (1934-2013), Grady Thomas do Parliament e do Funkadelic (1941), o vocalista do Kool & the Gang George Brown (1949), o guitarrista do Blondie Chris Stein (1950), o baterista do Soul Asylum Grant Young (1963), a vocalista do Luscious Jackson Kate Schellenbach (1966), o vocalista Marilyn Manson, nascido Brian Warner (1969), o guitarrista do grupo Queens of the Stone Age Troy Van Leeuwen (1970) e o produtor de música eletrônica Deadmau5, nascido Joel Zimmerman (1981).

Tags relacionadas:
EspecialMáquina do Tempo

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest