Em 6 de abril de 1956, é inaugurada a sede da gravadora Capitol, em Los Angeles
Especial

Em 6 de abril de 1956, é inaugurada a sede da gravadora Capitol, em Los Angeles

Los Angeles, nos Estados Unidos, é uma cidade de poucos cartões postais - e os mais conhecidos são construções humanas ligadas à indústria do entretenimento, como o letreiro de Hollywood"(que foi criado originalmente para anunciar um empreendimento imobiliário) e a calçada da fama, com as estrelas dadas para artistas de renome. No dia 6 de abril de 1956, a indústria fonográfica deu sua contribuição para esta paisagem com a inauguração da sede da gravadora Capitol, a Capitol Tower.

Estabelecida como cidade após a guerra entre Estados Unidos e México no meio do século XIX, Los Angeles surgiu a partir de um pequeno povoado chamado El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de Los Ángeles e foi construída como o portal da costa oeste norte-americana, utopia que fez pioneiros e caubóis atravessarem o país na época da corrida do ouro. Por isso a a indústria do entretenimento foi tão importante para o povoamento e crescimento daquela nova região do país. A indústria cinematográfica criou-se ali e fez da cidade seu parque de diversões.

Já o mercado da música dividiu-se entre Los Angeles e Nova York. Esta última tinha uma importância natural para aquele novo mercado graças aos musicais e apresentações em teatros que vinham de antes da invenção do som gravado. Los Angeles, sem nenhuma tradição nesse sentido, teve que se inventar do zero.

Por isso a inauguração de sua nova sede teve tanta importância. Não era apenas um prédio no formato de uma pilha de discos que surgia no horizonte, mas um complexo de escritórios que contava com o principal estúdio da costa oeste norte-americana em anos. Desenhado pelo lendário guitarrista e pioneiro técnico de som Les Paul, o estúdio conta até hoje com uma câmara de eco construída no subsolo do prédio num bunker de concreto que permitia que o som reverberasse por segundos a fio sem nenhum efeito - a gravação que melhor utilizou esta locação foi a clássica "Good Vibrations", dos Beach Boys.

Por aquele estúdio passaram e gravaram nomes como Frank Sinatra, Nat King Cole, Bobby Darin, Kingston Trio, Carole King, Tina Turner, Duran Duran, Prince, Iron Maiden, Elliott Smith, Céline Dion, entre vários outros contratados pela gravadora, que funcionava como um braço norte-americano da britânica EMI.

No topo do prédio há uma luz vermelha que pisca a versão em código morse para "Hollywood", em referência ao endereço do prédio, que fica na esquina das ruas Hollywood e Vine. Em sua inauguração, Leila Morse, neta do criador do código que levava o nome de seu avô, ligou a pequena luz que pode ser vista à distância, em cima de uma agulha que faz alusão à agulha dos toca-discos.

Capitol Records Building: prédio da gravadora é um dos cartões postais de Los Angeles / Foto: Reprodução
Capitol Records Building: prédio da gravadora é um dos cartões postais de Los Angeles / Foto: Reprodução

Quem nasceu

1927 - Gerry Mulligan, saxofonista norte-americano (m. 1996)

1929 - Andre Previn, nascido Andreas Ludwig Priwin, compositor alemão radicado nos EUA (m. 2019)

1937 - Merle Haggard, cantor, compositor e guitarrista norte-americano (m. 2016)

1942 - Christopher Franke, tecladista da banda alemã Tangerine Dream

1944 - John Stax, baixista da banda inglesa Pretty Things

1958 - Selwyn Brown, tecladista da banda inglesa Steel Pulse

1965 - Frank Black, guitarrista, compositor e vocalista da banda norte-americana Pixies

Quem morreu

1971 - Igor Stravinsky, compositor russo (n. 1882)

1998 - Tammy Wynette, cantora norte-americana (n. 1942)

1998 - Wendy O. Williams, vocalista do grupo norte-americano Plasmatics (n. 1949)

2004 - Niki Sullivan, guitarrista norte-americano que tocava com no grupo The Crickets, de Buddy Holly (n. 1937)

2016 - Merle Haggard, cantor, compositor e guitarrista norte-americano (n. 1937)

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest