Em 6 de dezembro de 1969, os Rolling Stones organizam o trágico festival de Altamont
Especial

Em 6 de dezembro de 1969, os Rolling Stones organizam o trágico festival de Altamont

0

Publicidade

No dia 6 de dezembro de 1969, os Rolling Stones dão sua resposta ao festival de Woodstock, fazendo sua própria versão de evento ao ar livre, tocando na cidade californiana de Altamont, nos EUA, ao lado de nomes como Jefferson Airplane, Santana, Flying Burrito Brothers e Crosby Stills Nash & Young. Mas ao contrário do festival que acontecera em agosto daquele ano, este outro foi marcado pela violência e pela bad vibe, principalmente pelo fato de os motoqueiros dos Hell's Angels terem assumido o papel de seguranças particulares dos Stones. 

CRIATIVIDADE: Logo dos Rolling Stones é a estampa de camiseta mais icônica de todos os tempos 

PERFIL: Merry Clayton, a voz por trás de um clássico dos Rolling Stones

Em um dado momento, um fã do grupo, que teria sacado um revólver no meio da plateia, foi morto a facadas pelo grupo de motoqueiros — e o assassinato foi assistido pela banda, como registrado no filme "Gimme Shelter", lançado no ano seguinte. Altamont foi considerado o anti-Woodstock, o final do sonho hippie dos anos 1960. O fato de Mick Jagger subir ao palco com uma camiseta com o letra ômega (a última letra do alfabeto grego, sinônimo de conclusão) só reforçava esta sensação.

E mais...

6/12/1949: Monstro sagrado

Morre o bluesman norte-americano Leadbelly. Nascido Huddie William Ledbetter, ele é autor de alguns dos grandes clássicos do gênero, como "Goodnight Irene", "Cotton Fields" e "Midnight Special". Passou boa parte de sua vida entrando e saindo da cadeia por brigas com armas e facas, e quando começou a explorar sua carreira de músico, apresentava-se com roupa de presidiário, para reforçar sua lenda.

6/12/1962: Cinco em um dia

Bob Dylan grava, no mesmo dia, cinco canções no estúdio A da gravadora Columbia: "A Hard Rain's A-Gonna Fall", "Oxford Town", "I Shall Be Free", "Hero Blues" e "Whatcha Gonna Do". As três primeiras entraram em seu segundo disco, "The Freewheelin' Bob Dylan", que seria lançado só em maio do ano seguinte; as duas últimas permanecem inéditas até hoje.

6/12/1975: Valeu Stevie!

Paul Simon chega ao topo das paradas nos EUA com o álbum "Still Crazy After All These Years". Quando o disco ganhou o Grammy de melhor álbum no ano seguinte, ele agradeceu a Stevie Wonder, que havia ganhado o mesmo prêmio nas três edições anteriores do prêmio, por não ter lançado nada daquela vez.

6/12/1978: Barra pesada

O baixista dos Sex Pistols, Sid Vicious, quebrou um copo no rosto do irmão de Patti Smith, Todd, no meio de uma briga no clube Hurrah, em Nova York, nos EUA.

6/12/1986: 'Tananatan-tan..."

O grupo sueco Europe chega ao topo das paradas em 25 países com a infame "The Final Countdown".

6/12/1988: 'Crying...'

O pioneiro do rock Roy Orbison, autor de clássicos como "Pretty Woman", "Only the Lonely" e "Crying", morre após um ataque cardíaco. Tinha 52 anos.

6/12/2003: Casa real

Elvis Costello casa-se com a jazzista Diana Krall em uma cerimônia na mansão de Elton John para 150 convidados — entre eles, Paul McCartney.

6/12/2016: Vinil x download

Pela primeira vez na história, mais dinheiro é arrecadado com a venda de discos de vinil do que com a compra de música digital. A transformação aconteceu devido à ascensão dos serviços gratuitos de streaming (que mudaram os hábitos de compra de arquivos digitais para o modelo posterior de assinatura) e a consolidação do hype ao redor da volta dos LPs a partir do mercado hipster na década anterior. 

Parabéns

Os aniversariantes deste dia incluem o produtor e compositor Hugo Peretti (autor de hits como "Twistin' The Night Away" e "Shout'", nascido em 1916 e morto em 1986), o pianista de jazz Dave Brubeck (nascido em 1920, morto em 2012), o cantor brasileiro Emílio Santiago (nascido em 1946 e morto em 2013), o baterista do Jam Rick Buckler (nascido em 1955), o guitarrista do R.E.M. Peter Buck (nascido em 1956), o baterista dos Pixies David Lovering (nascido em 1961), Ben Watt, metade da dupla Everything But the Girl (nascido em 1962) e Mark Gardener, vocalista e guitarrista do grupo inglês Ride (nascido em 1969). 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais