Em 6 de março de 2013, morre Chorão, do Charlie Brown Jr.
Especial

Em 6 de março de 2013, morre Chorão, do Charlie Brown Jr.

0

Publicidade

Era uma quarta-feira pela manhã quando o motorista Kleber Atalla entrou no apartamento de seu patrão, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Ele não morava lá, apenas passava uma temporada por ali enquanto resolvia algumas questões. O funcionário encontrou um apartamento bagunçado, cheio de garrafas de bebidas, embalagens de remédio e marcas de sangue — além do corpo do morador, já sem vida. No dia 6 de março de 2013, o rock brasileiro sabia da morte de um de seus últimos grandes nomes neste século, um dos últimos popstars do gênero, o líder da banda Charlie Brown Jr., Chorão. Era o fim de uma carreira conturbada.

Alexandre Magno Abrão nasceu e cresceu em São Paulo mas mudou-se para Santos no início da adolescência, quando perdeu a mãe e começou a andar de skate. Foi através do esporte que entrou na música, primeiro como vocalista da banda What’s Up até fundar seu Charlie Brown Jr., que aos poucos conquistou um séquito de fãs interessados em hardcore, funk metal e hip-hop, gêneros musicais que o grupo santista misturava em seu som. 

Chorão também era popular em suas polêmicas, metendo-se sempre em confusões — são clássicas suas rixas com Badauí, do CPM 22, ou com Marcelo Camelo, do grupo Los Hermanos, além de tretas com fãs e integrantes de sua banda, que lhes deram a fama de bad boy, que ele não deixava de curtir. Mas a personalidade forte também lhe causava complicações de outra ordem e ele enfrentava problemas pelo álcool e pelas drogas, que pioraram quando ele se separou de sua mulher, entrando em depressão. 

Integrantes da banda o procuravam desde antes de seu corpo ser encontrado, e o estado do cadáver levou a polícia a crer que ele havia morrido um ou dois dias antes. O laudo pericial sobre sua morte apontava overdose de cocaína. Seu corpo foi velado na noite do mesmo 6 de março e seguiu até o início da tarde do dia seguinte, no ginásio Arena Santos, quando foi visitado por mais de cinco mil pessoas. Chorão foi enterrado no Memorial Metrópole Ecumênica, o cemitério vertical da cidade.

Quem nasceu

1893 - Walter "Furry" Lewis, guitarrista de blues, o primeiro a tocar com slide (m. 1981)

1942 - Flora Purim, cantora carioca

1944 - Mary Wilson, vocalista do grupo norte-americano The Supremes

1945 - Hugh Grundy, baterista do grupo inglês The Zombies

1946 - David Gilmour, guitarrista e vocalista do grupo inglês Pink Floyd

1947 - Kiki Dee, nascida Pauline Matthews, vocalista e atriz inglesa 

1952 - Ritchie, cantor e compositor inglês naturalizado brasileiro

1968 - Mara Maravilha, cantora e apresentadora baiana

1970 - Betty Boo, nascida Alison Moira Clarkson, cantora e compositora inglesa

1984 - Chris Tomson, baterista do grupo inglês Vampire Weekend

Quem morreu

2001 - Michael "Smitty" Smith, baterista do grupo norte-americano Paul Revere & the Raiders (n. 1942)

2006 - Ali Farka Touré, guitarrista do Mali (n. 1939)

2010 - Mark Linkous, líder do grupo norte-americano Sparklehorse (n. 1962)

2013 - Alvin Lee, guitarrista e vocalista do grupo inglês Ten Years After (n. 1944) 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais