Em 7 de abril de 1915, nasce Billie Holiday
Especial

Em 7 de abril de 1915, nasce Billie Holiday

Grandes nomes que surgem do nada: pessoas que aparecem em condições sub-humanas de vida e que, através da arte, conseguem sair das piores fases e brilhar por conta própria. Assim é o início da história da criança Eleanor Fagan, nascida na Filadélfia, no dia 7 de abril de 1915, e que em pouco tempo se tornaria uma das maiores cantoras de todos os tempos: Billie Holiday.

A pequena Eleanor teve uma infância difícil. Ela foi estuprada por um vizinho aos 11 anos, teve de largar a escola e no início da adolescência passou a se prostituir para conseguir sobreviver. Foi expulsa da casa dos pais ao engravidar ainda adolescente, época em que começou a cantar, até ser descoberta pelo produtor John Hammond, aos 17 anos. O produtor ficou impressionado com a forma como a cantora improvisava no jazz, como se fosse um músico, inaugurando um novo estilo de cantar e uma nova escola de canto musical. Hammond a comparava a Louis Armstrong, que era um dos maiores músicos do gênero já naquele mesmo período. Foi a primeira cantora a gravar "Summertime", da ópera jazz "Porgy & Bess", de George Gerswhin.

Billie começou em estúdio com Benny Goodman, Lester Young e depois passou a integrar as big bands de Count Basie e Artie Shaw. Com elas, viajou por todos os Estados Unidos, inclusive pelo sul — que ainda separava brancos de negros em situações sociais —, quando começou a cantar canções de cunho social, especialmente sua eterna "Strange Fruit", em que discorre sobre os linchamentos de negros nos estados racistas norte-americanos.

Neste período, aumentou sua popularidade e se tornou uma das principais cantoras dos Estados Unidos, sendo apelidada de "Lady Day", mudando de classe social e ganhando cachês que nenhuma outra cantora havia visto anteriormente. Mas sua ascensão social aconteceu junto à sua descida às bebidas e drogas, o que encurtou sua carreira. Antes disso, porém, Billie contou sua própria vida em uma autobiografia clássica, "Lady Sing the Blues", que serviu de base para o filme de mesmo nome estrelado por Diana Ross, em 1972.

Billie Holiday foi diagnosticada com cirrose no início de 1959 e ignorou a possibilidade de se curar, deixando-se levar até o dia 31 de maio daquele ano, quando foi internada no hospital metropolitano de Nova York, ao mesmo tempo em que foi enquadrada pelo serviço secreto norte-americano, o FBI, sendo presa por posse de drogas. Ela morreu no dia 17 de julho, depois de sofrer um infarto e de um edema pulmonar, ambos decorrentes da cirrose.

Quem nasceu

1917 - Mongo Santamaria, nascido Ramon Santamaria Rodriguez, percussionista cubano (m. 2003)

1920 - Ravi Shankar, nascido Robindro Shaunkor Chowdhury, citarista indiano (m. 2012)

1937 - Charlie Thomas, vocalista do grupo norte-americano The Drifters

1938 - Spencer Dryden, baterista do grupo norte-americano Jefferson Airplane (m. 2005)

1941 - Mussum, Antônio Carlos Bernardes Gomes, músico, cantor do grupo Originais do Samba, ator e comediante brasileiro (m. 1994)

1943 - Mick Abrahams, guitarrista do grupo inglês Jethro Tull

1947 - Florian Schneider, tecladista e compositor do grupo alemão Kraftwerk

1947 - Patricia Bennett, vocalista do grupo norte-americano The Chiffons

1948 - Dallas Taylor, baterista de estúdio norte-americano (m. 2015)

1949 - John Oates, da dupla pop norte-americana Hall and Oates

1951 - Bruce Gary, baterista do grupo norte-americano The Knack

Quem morreu

1981 - Kit Lambert, produtor do grupo inglês The Who (n. 1935)

1994 - Lee Brilleaux, cantor e gaitista do grupo inglês Dr Feelgood (n. 1952)

1998 - Carlos Vega, baterista cubano da banda de James Taylor (n. 1956)

2000 - Heinz Burt, baixista alemão do grupo inglês The Tornadoes (n. 1942)

2013 - Andy Johns, produtor inglês que trabalhou com Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Van Halen, entre outros (n. 1950)

2016 - Jimmie Van Zant, cantor, compositor e guitarrista norte-americano (n. 1956)

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest