Em 7 de dezembro de 1967, Otis Redding finaliza ‘(Sittin' On) The Dock of the Bay’, dias antes de morrer
Especial

Em 7 de dezembro de 1967, Otis Redding finaliza ‘(Sittin' On) The Dock of the Bay’, dias antes de morrer

O cantor de soul Otis Redding continuou a gravação de seu último single, "(Sittin' On) The Dock Of The Bay" no dia 7 de dezembro de 1967, três dias antes de morrer em um desastre de avião. Redding compôs a música em agosto daquele ano, logo após participar do festival de Monterey, lembrando de quando chegou na Califórnia, nos Estados Unidos, após sair de sua cidade-natal. A música foi completada pelo guitarrista Steve Cropper e Otis considerava que ela iria abrir uma nova fase de sua carreira, além de achar que os fãs iriam estranhar aquela mudança de sonoridade.

Ele iria terminar a canção após alguns dias, quando assobiou um trecho da música no estúdio que iria receber letra depois. Mas, após o acidente que o matou, Cropper decidiu incluir o assobio na música e acrescentar o som de gaivotas no final da canção, como o próprio Otis queria. Ela foi lançada no início do ano seguinte e seria reconhecida como a grande canção deste mostro sagrado da soul music.

7/12/1962: Tiozinho

Os Rolling Stones escolhem seu baixista em um pub no bairro de Chelsea, em Londres, na Inglaterra. Decidem por Bill Wyman, que ficaria com a banda nas próximas três décadas, porque ele tinha um bom amplificador de baixo. Ele não contou para o grupo que era casado e tinha um filho pequeno.

7/12/1964: Casal da praia

O líder dos Beach Boys, Brian Wilson, casou-se com Marilyn Rovell, em Los Angeles, nos EUA. Ela seria produzida pelo marido nos anos seguintes, quando montou com o grupo Honeys com uma irmã e uma prima. Os dois tiveram duas filhas — Wendy e Carnie — que mais tarde se tornaram integrantes do grupo Wilson Philips. O casal se separou em 1979.

7/12/1967: A Apple Store... dos anos 1960

Os Beatles inauguraram sua butique Apple na rua Baker, número 94, em Londres, na Inglaterra. Era um projeto ambicioso e caro para ajudar a promover artistas em ascensão, mas fechou sete meses depois pois sua fachada psicodélica foi desaprovada pela legislação municipal (e também pelo fato de que os Beatles estavam perdendo muito dinheiro com a loja). Todos os objetos foram dados para o público que fez fila no último dia de funcionamento.

A butique Apple dos Beatles durou apenas sete meses antes de fechar / Foto: Reprodução
A butique Apple dos Beatles durou apenas sete meses antes de fechar / Foto: Reprodução

7/12/1971: Banda nova

Paul McCartney mostra sua nova banda, os Wings, ao lançar seu primeiro disco, “Wild Life”, no Reino Unido.

7/12/1974: Ru! Rá!

Gravada em dez minutos, a faixa "Kung Fu Fighting", de Carl Douglas, chega ao topo das paradas de singles nos EUA, onde passa duas semanas — totalizando uma venda de 10 milhões de cópias.

7/12/1991: U2 no topo

O grupo U2 consegue chegar ao topo da parada de discos mais vendidos nos EUA com o ousado álbum "Achtung Baby", que traz hoje clássicos do grupo como "One", “Mysterious Ways” e "Even Better Than The Real Thing".

7/12/1996: Choooora...

A baladaça "Unbreak My Heart", de Toni Braxton, chega ao topo da parada de singles nos EUA, onde fica por 11 semanas.

7/12/2003: É tetra!

Britney Spears chega ao topo das paradas de discos dos EUA com seu quarto álbum, "In the Zone", superando um recorde próprio que havia estabelecido no disco anterior: ela havia sido a primeira mulher a emplacar três discos consecutivos no topo daquela parada e, com o novo disco, se tornou a primeira a conseguir o feito por quatro vezes consecutivas.

7/12/2014: Mais uma vez

O clássico "The Dark Side of the Moon", do grupo Pink Floyd, volta às paradas de forma surpreendente ao chegar ao número 13 entre os mais vendidos da parada da “Billboard” graças a uma promoção do serviço Google Play que disponibilizou o disco a US$ 0,99. O disco ficou apenas uma semana no topo da lista quando foi lançado, em 1973, mas até hoje é o álbum que mais tempo permaneceu na parada sem sair dos 100 mais vendidos, por inacreditáveis 741 semanas consecutivas.

7/12/2015: Adeus a David Bowie

David Bowie faz sua última aparição em público na noite de abertura do musical "Lazarus", escrito por ele, no New York Theatre Workshop. Os ingressos para toda a temporada da peça — que ficou em cartaz até janeiro do ano seguinte, dias após a morte de Bowie — se esgotaram horas depois de terem sido colocados à venda.

7/12/2016: Papa do prog

Morre o baixista Greg Lake, que fez parte dos grupos de rock progressivo King Crimson e Emerson Lake & Palmer, aos 69 anos.

Parabéns!

Entre os aniversariantes deste 7 de dezembro estão o bardo norte-americano Tom Waits (nascido em 1949), o baixista da banda inglesa The Psychedelic Furs Tim Butler (nascido em 1958) e o cantor e compositor irlandês Damien Rice (nascido em 1973).

Tags relacionadas:
EspecialMáquina do Tempo

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest