Em 7 de novembro de 1903 nasce o compositor brasileiro Ary Barroso
Especial

Em 7 de novembro de 1903 nasce o compositor brasileiro Ary Barroso

0

Publicidade

Há 115 anos, nascia, em Minas Gerais, Ary Barroso, compositor e radialista que ajudou a moldar o conceito imaginário do Brasil como o conhecemos. Mineiro da cidade de Ubá, ele é autor de clássicos de nosso cancioneiro como "No Tabuleiro da Baiana", "Na Baixa do Sapateiro" e, claro, de nosso hino na prática, "Aquarela do Brasil", a maioria eternizado por Carmen Miranda

Também comandava programas para revelar novos talentos nas rádios em que trabalhou, começando por "A Hora do Calouro", que estabeleceu o formato que teve continuidade com nomes tão diferentes quanto Chacrinha, Sílvio Santos, Raul Gil, além de atrações recentes como "Ídolos" e "The Voice". Também era locutor de futebol e conhecido por torcer para seu time, o Flamengo, durante as transmissões. Morreu em 1964, vítima de cirrose hepática, decorrente de seu alcoolismo. 

LEIA MAIS: O clipe poético de 'Maria, Maria', de Milton Nascimento, com Camila Pitanga, Zezé Motta e mais artistas

ESPECIAL: A deliciosa loucura criativa de Jorge Ben Jor

Outros aniversariantes do dia incluem Mary Travers, vocalista do trio folk Peter Paul & Mary (que nasceu em 1937 e morreu em 2009), o cantor e compositor norte-americano Johnny Rivers (nascido em 1942), a cantora e compositora canadense Joni Mitchell (nascida Roberta Anderson, em 1943), o guitarrista do Kiss Ace Frehley (nascido Tommy Thayer, em 1960), o DJ francês David Guetta (nascido em 1967), a cantora brasileira Syang (nascida em 1968) e o cantor e compositor Neil Hannon, líder do grupo inglês Divine Comedy (nascido em 1970).

7/11/1951: A segunda

Frank Sinatra casa-se com sua segunda esposa, a atriz Ava Gardner. O casal se separa dois anos depois.

7/11/1959: ‘I got sunshine…’

O cantor e compositor Smokey Robinson casa-se com Claudette Rogers, que fazia parte de sua banda, The Miracles, e que foi a inspiração para o clássico "My Girl", hino gravado pelos Temptations. O casamento durou até 1985. 

7/11/1967: O começo da parceria

A dupla Reg Dwight e Bernie Taupin assinam como compositores junto à editora inglesa DJM, acompanhados pelos pais, pois ambos tinham menos que 21 anos de idade. Os dois se tornariam mais conhecidos depois que Reg adotaria o nome que o tornou conhecido, Elton John, que lançaria a imensa maioria de canções escritas pela dupla.

7/11/1981: ‘They’re watching you…’

A dupla Darryl Hall e John Oates emplaca sua terceira música no topo da parada de sucessos norte-americana com o single "Private Eyes".

7/11/1987: Bruce no topo

Bruce Springsteen chega ao topo da parada de discos mais vendidos dos EUA com o álbum "Tunnel of Love", seu oitavo disco.

7/11/1991: It ain’t Izzy 

O guitarrista Izzy Stradlin sai dos Guns N'Roses devido ao comportamento do vocalista Axl Rose e do fato de não conseguir mais andar com os outros músicos (Slash, Matt Sorum e Duff McKagan) depois de ter parado de beber e de usar drogas. Foi substituído pelo guitarrista Gilby Clarke. 

7/11/1997: ‘Here… Far…’

É lançada a trilha sonora do filme "Titanic", que, puxada pelo sucesso da única canção com vocais da trilha, a baladaça "My Heart Will Go On", de Céline Dion, vende mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo.

7/11/2016: ‘Hallellujah…’

Morre o cantor e compositor canadense Leonard Cohen menos de um mês depois de lançar seu último disco, "You Want it Darker".

7/11/2017: Adeus à deusa

Aretha Franklin toca no concerto de gala da fundação que Elton John tem para levantar fundos para pacientes de Aids na Catedral de São João Divino, em Nova York. Ela é apresentada pelo próprio Elton, que a chama de "a maior artista de soul music de todos os tempos". Seria a última apresentação ao vivo de Aretha, que morreria em 2018.

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais