Em 8 de dezembro de 1924, nascia Sargentelli
Especial

Em 8 de dezembro de 1924, nascia Sargentelli

Mítica figura na cultura brasileira, Sargentelli nasceu no dia 8 de dezembro de 1924, mas, embora associado ao samba e aos controversos concursos de “mulatas”, não começou sua carreira na música. Sobrinho de Lamartine Babo, ele era radialista, reconhecido por uma indefectível voz grave. Graças a ela, ganhou notoriedade suficiente para ter seus próprios programas de entrevistas, tanto no rádio como na TV, como "Preto no Branco", "Pingos nos Is" e "Advogado do Diabo", em que sempre colocava seus entrevistados em saias justas. O golpe militar de 1964 proibiu Sargentelli de continuar no ar — porque ele sempre ironizava políticos — e ele partiu para um plano B: tornou-se empresário da noite.

Abriu a casa noturna Sambão, depois a Sucata e finalmente a Oba-Oba, todas no Rio de Janeiro. Eram shows de samba em que ele destacava dançarinas mulatas, bem antes de o termo ser visto como pejorativo, e consagrou suas modelos como sinônimo de música brasileira em todo o planeta. Era o mestre de cerimônias em cena, tocava caixinha de fósforos e passou a se autodenominar como "mulatólogo", além de criar termos que entraram para o léxico brasileiro, como "telecoteco", "borogodó", "ziriguidum" e "balacobaco". Oswaldo Sargentelli morreu dois dias depois de participar da novela "O Clone", visitando o bar da personagem Dona Jura, vivida pela atriz Solange Couto, que participou de seus shows nos anos 1980.

Outros aniversariantes deste 8 de dezembro incluem o cantor e ator Sammy Davis Jr. (nascido em 1925 e morto em 1990), o vocalista dos Impressions Jerry Butler (nascido em 1939), o baterista dos Hollies Bobby Elliott (nascido em 1942), o vocalista, compositor e ícone hedonista dos Doors Jim Morrison (nascido em 1943 e morto em 1971), o tecladista e guitarrista dos Allman Brothers Gregg Allman (nascido em 1947 e morto em 2017), o guitarrista de Frank Zappa e do Duran Duran Warren Cuccurullo (nascido em 1956), o guitarrista do Def Leppard Phil Collen (nascido em 1957), o vocalista do Frankie Goes to Hollywood Paul Rutherford (nascido em 1959), o guitarrista Marty Friedman do Megadeth (nascido em 1962), a cantora irlandesa Sinéad O'Connor (nascida em 1966), o vocalista da banda norte-americana Slipknot Corey Taylor (nascido em 1973) e o guitarrista do Yeah Yeah Yeahs Nick Zinner (nascido em 1974).

8/12/1960: "Wider than a mile..."

Henry Mancini grava "Moon River".

8/12/1962: O primeiro jabá

O promotor e disc-jóquei Alan Freed, o homem que batizou o rock'n'roll, aparece em um tribunal de Nova York para depor sobre a acusação de receber dinheiro de gravadoras para tocar músicas na rádio e declara-se culpado. É o primeiro escândalo envolvendo o famigerado jabá na história da indústria fonográfica.

8/12/1967: O anti-Sgt. Pepper's

Os Rolling Stones lançam seu "Their Satanic Majesties Request", a resposta da banda para o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles.

8/12/1968: Um novo rumo

O cantor e guitarrista dos Hollies, Graham Nash, deixa a banda para começar a trabalhar com David Crosby e Stephen Stills, montando o grupo Crosby Stills and Nash.

8/12/1971: Nome de batismo

O cantor inglês Reginald Dwight muda seu nome de vez para Elton John, nome artístico que vinha usando desde 1968. Ao oficializar seu pseudônimo, ele também incluiu um nome do meio — e, oficialmente, seu nome é Elton Hercules John.

8/12/1973: Glam no topo

O grupo inglês Roxy Music consegue chegar ao topo da parada de discos mais vendidos do Reino Unido com seu álbum "Stranded".

8/12/1977: Confusão new wave

Quatro pessoas foram presas depois de um tumulto que aconteceu em Brisbane, na Austrália, quando as mil pessoas que esperavam o grupo norte-americano Blondie subir ao palco começaram uma briga ao saber que o show não aconteceria pois a vocalista da banda, Debbie Harry, tinha passado mal.

8/12/1980: Beatle morto

John Lennon é assassinado por um fã na porta de seu apartamento, em Nova York. Mark Chapman esperava o cantor e compositor desde a manhã daquele dia e já havia pedido um autógrafo antes de decidir de dar os cinco tiros que tirariam a vida do ex-beatle. O assassinato aconteceu no mesmo dia em que Lennon terminou a mixagem do single "Walking on Thin Ice" de Yoko Ono, e poucas horas depois que a fotógrafa Annie Leibovitz deixou o apartamento dos dois, registrando a clássica foto de Lennon nu aninhado em Yoko.

8/12/1998: 1300 páginas!

O FBI libera seu arquivo sobre o cantor Frank Sinatra ao público: são 1.300 páginas de investigações sobre as atividades do popstar.

8/12/2004: Cinco tiros

O ex-guitarrista do Pantera, Dimebag Darrell, é morto com cinco tiros no palco ao se apresentar com sua banda, Damageplan, na cidade de Columbus, estado de Ohio, nos EUA. O assassino subiu ao palco e, após atirar no guitarrista, passou a atirar no público, matando mais três pessoas e atingindo outras sete.

8/12/2013: Sete continentes

O grupo norte-americano Metallica toca dentro de um silo na Base Antártica Carlini, da Argentina, se tornando assim a primeira banda a tocar em todos os sete continentes.

8/12/2016: Sete filhos

O vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, torna-se pai pela sétima vez, aos 73 anos, quando sua namorada de 29 anos, a bailarina Melaine Hamrick, deu a luz a um garoto.

Tags relacionadas:
EspecialMáquina do Tempo

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest