Em 8 de novembro de 1971, o Led Zeppelin lança o clássico ‘Led Zeppelin IV’
Especial

Em 8 de novembro de 1971, o Led Zeppelin lança o clássico ‘Led Zeppelin IV’

0

Publicidade

O Led Zeppelin chega ao auge de sua carreira ao lançar seu quarto álbum, lançado sem título (mas referido pela maioria dos fãs como "Led Zeppelin IV" a partir da numeração dos três discos anteriores). O disco é conhecido por ter três dos maiores clássicos da banda: as pesadas "Black Dog" e "Rock and Roll" e o épico "Stairway to Heaven", a música mais conhecida do grupo. Já vendeu mais de 37 milhões de cópias desde seu lançamento e é reconhecido como um dos maiores discos de rock de todos os tempos.

No lugar do título, a banda preferia que o disco fosse referido pelos quatro símbolos que haviam criado para representar cada um deles: o círculo com três pedaços de outros círculos escolhido pelo baixista e tecladista John Paul Jones foi retirado do “Livro dos Símbolos”, de Rudolf Koch, e simbolizaria "competência e confiança"; os três círculos do baterista John Bonhan saíram do mesmo livro e representam a tríade pai-mãe-filho; o círculo com uma pena escolhido pelo vocalista Robert Plant seria o símbolo da civilização perdida de Mu, enquanto o escolhido pelo guitarrista e produtor Jimmy Page, o mais místico da banda, não teria um significado conhecido.

E mais... 

8/11/1952: A primeira parada

A primeira parada de sucessos do Reino Unido é publicada pelo semanário "New Musical Express" a partir da venda de 53 lojas de discos. "Here In My Heart", de Al Martino, foi a primeira faixa a ir para o topo da lista, onde ficou por nove semanas.

8/11/1961: O debut dos Beach Boys

O grupo Beach Boys lança seu primeiro single, a faixa "Surfin'".

8/11/1969: A vez de George

A balada "Something", o primeiro single dos Beatles com uma música de George Harrison no lado A, chega ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra. É a segunda música mais regravada do grupo, perdendo apenas para "Yesterday".

8/11/1975: Bowie na Cher

David Bowie apresenta-se pela primeira vez na TV norte-americana, mostrando a faixa "Fame", escrita ao lado de John Lennon, no programa da cantora Cher, na emissora CBS.

8/11/1985: Miles, o pimp

Miles Davis é o convidado especial do seriado "Miami Vice", em que ele interpreta um cafetão chamado Ivory Jones.

8/11/1986: ‘Take my breath away….’

O grupo Berlin chega ao topo das paradas de sucesso com a música "Take My Breath Away", tema do filme "Top Gun". A música foi escrita pelo produtor Giorgio Moroder e ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de melhor canção daquele ano.

8/11/1999: Adeus ao trompetista

Morre o trompetista norte-americano Lester Bowie, cofundador do Art Ensemble of Chicago. 

8/11/2002: Rap no cinema

O filme "8 Mile — Rua das Ilusões", do diretor Curtis Hanson, estreia nos cinemas. Estrelado pelo rapper Eminem, o filme é inspirado na ascensão do próprio protagonista e foi bem recebido pelo público e pela crítica, fazendo a canção-tema "Lose Yourself" se tornar o primeiro rap a ganhar o Oscar de melhor canção.

Parabéns

Hoje damos parabéns para o baterista dos Turtles Don Murray (nascido em 1945), ao guitarrista da banda The Move Roy Wood (nascido em 1945), ao cantor e compositor brasileiro Antônio Marcos (nascido em 1945 e morto em 1992), à cantora norte-americana Minnie Riperton (que nasceu em 1947 e morreu em 1979), à cantora Bonnie Raitt (nascida em 1949), a Pearl Thompson, do grupo Cure (nascido em 1957) e ao filho de Ozzy e Sharon Osbourne, Jack (nascido em 1985).

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais