Em 9 de dezembro de 1965, Charlie Brown surpreende o mundo com seu jazz
Especial

Em 9 de dezembro de 1965, Charlie Brown surpreende o mundo com seu jazz

O sucesso das tiras "Peanuts", que apresentaram os personagens Charlie Brown, Snoopy, entre outros, para o público norte-americano no início dos anos 1960, era avassalador e já atravessava fronteiras, sendo traduzidas em vários países. Foi nisso que a marca de refrigerantes Coca-Cola apostou ao bancar o primeiro especial de televisão do quadrinho, que foi animado pelo produtor Lee Mendelson e pelo diretor Bill Melendez, com texto e contato direto com o criador da história, Charles Schulz.

Por tratar o tema natalino de forma melancólica e ter em seu principal foco um personagem depressivo, "A Charlie Brown Christmas" era considerado um enorme fracasso antes de estrear, no dia 9 de de dezembro de 1965. Mas o desenho superou todas as expectativas e tornou-se um sucesso enorme, sendo reprisado anualmente até hoje nos EUA.

Uma das grandes surpresas — e, para uns, o motivo do desenho animado ter conseguido capturar o clima da HQ — foi sua trilha sonora. Composta pelo pianista de jazz Vince Guaraldi, que criou um clima introspectivo e bucólico ao compor temas clássicos de cool jazz tocados com seu trio. A trilha também foi um sucesso e vendeu 4 milhões de cópias apenas nos EUA.

9/12/1966: A nata

O grupo inglês Cream lança seu primeiro disco de estúdio, "Fresh Cream", no Reino Unido. O trio, formado por Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, foi considerado o primeiro supergrupo da história do rock. Seus três integrantes já tinham boas reputações em outras bandas antes de montar o trio e, no mesmo dia, lançaram seu segundo single, "I Feel Free".

9/12/1978: 'Freak out!'

O grupo Chic, criado pelo guitarrista Nile Rodgers e pelo baixista Bernard Edwards, emplaca o clássico da disco music "Le Freak" no topo da parada de singles dos EUA, onde fica por sete semanas. Anteriormente, o refrão da música era "fuck off" em vez de "freak out" e a motivação para o xingamento era o fato de os dois músicos terem ficado de fora da festa de ano novo da mítica boate nova-iorquina Studio 54. Eles foram convidados por Grace Jones, que esqueceu de incluí-los na lista. Ao serem barrados na festa, mandaram um "fuck off!" que deu origem à música.

9/12/2001: Barrado no baile

O guitarrista Slash aparece no show de sua antiga banda Guns N'Roses em Las Vegas, no clube The Joint, mas é barrado na porta pois a gerência do lugar teme ficar mal com o vocalista Axl Rose.

9/12/2003: Cuidado, Ozzy!

Ozzy Osbourne quebra a clavícula, oito costelas e uma vértebra no pescoço em um acidente com seu quadriciclo, dando entrada no Wexham Park Hospital em Berkshire, na Inglaterra, logo em seguida.

9/12/2016: Mais uma vez aqui

Os Rolling Stones chegam ao topo das paradas do Reino Unido com seu disco "Blue & Lonesome", o 12° disco da banda a alcançar o posto.

Parabéns!

Os aniversariantes de 9 de dezembro incluem o cantor e gaitista de blues norte-americano Junior Wells (nascido em 1932, morto em 1998), o músico e comediante Neil Innes, da Bonzo Dog Doo Da Band, que também compôs música para o grupo inglês de comédia Monty Python (nascido em 1944), o baterista Walter "Clyde" Orange dos Commodores (nascido em 1946), o guitarrista do Weezer Brian Bell (nascido em 1968), o filho de Bob Dylan e líder dos Wallflowers Jakob Dylan (nascido em 1969), o produtor inglês e integrante do grupo Portishead Geoff Barrow (nascido em 1971) e o baterista do Green Day Tre Cool (nascido em 1972).

Tags relacionadas:
EspecialMáquina do Tempo

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest