Em 9 de fevereiro de 1964, os Beatles apresentavam-se no programa de Ed Sullivan pela primeira vez
Especial

Em 9 de fevereiro de 1964, os Beatles apresentavam-se no programa de Ed Sullivan pela primeira vez

0

Publicidade

Quando o apresentador de TV Ed Sullivan abriu seu programa dominical no dia 9 de fevereiro de 1964, o mundo do entretenimento mudaria para sempre. "Ontem e hoje nosso teatro está cheio de jornalistas e fotógrafos de todo o país, e estes veteranos concordam comigo que a cidade nunca teve tanta excitação quanto a provocada por estes jovens de Liverpool, que se chamam de Beatles. Nesta noite, vocês vão ser entretidos duas vezes por eles. Agora, e novamente na segunda metade de nosso programa. Senhoras e senhores, os Beatles!". Sua voz foi soterrada por gritos e aplausos naquela que era a primeira vez em que o grupo inglês era apresentado em larga escala para o público norte-americano. Foi ali que a beatlemania, que já era um fenônemo na Europa, conquistou de vez os Estados Unidos.

LEIA MAIS: Uma tour por todos os lugares citados em músicas dos Beatles

HERÓIS: Por que as pessoas odeiam a Yoko Ono?

Meses antes, em outubro, o próprio Ed Sullivan pôde testemunhar o sucesso do grupo com seus próprios olhos. Ele chegou no aeroporto londrino de Heathrow, que recebia voos que transportavam, naquele dia, candidatas ao Miss Mundo e o primeiro-ministro inglês. Mas estes pareciam anônimos perto da massa de gente que havia ido ver os Beatles, que voltavam de uma turnê pelos países escandinavos. Sullivan percebeu que a histeria era idêntica à provocada por Elvis Presley. No mês seguinte, logo após os Beatles se apresentarem para a Rainha da Inglaterra, Brian Epstein negociaria pessoalmente a ida do grupo ao programa de Ed Sullivan com o próprio apresentador em uma reunião no hotel Delmonico, em Nova York (o mesmo lugar onde, um ano depois, Bob Dylan apresentaria a maconha aos fab four). 

A sacada de Epstein foi jogar com as expectativas de Sullivan. O apresentador ofereceu US$ 10 mil por uma apresentação, teto que o apresentador pagava para as principais atrações convidadas para seu programa. Como contraproposta, Epstein ofereceu fazer três shows pelo mesmo preço, desde que pudessem tocar por três domingos consecutivos nos EUA. Isso lhe permitiria aproveitar a estada dos Beatles por mais tempo, além de ganhar uma exposição valiosa na TV. O destino acabou colaborando. A morte do presidente norte-americano John Kennedy naquele mesmo novembro seria um dos fatores decisivos para o sucesso dos Beatles nos EUA: o vácuo emocional deixado pelo carismático presidente seria preenchido pela ascensão dos quatro ingleses.

Mas ninguém poderia esperar que o sucesso fosse tamanho. Naquela noite de domingo, dia 9 de fevereiro de 1964, mais que 73 milhões de pessoas sintonizaram no programa de Sullivan para entender quem eram aqueles rapazes ingleses. O sucesso foi fulminante. O grupo apresentou-se em duas entradas: na primeira, tocaram "All My Loving", "'Till There Was You" e "She Loves You". Na segunda, foi a vez de "I Saw Her Standing There" e "I Want to Hold Your Hand", que haviam acabado de lançar. Uma das maiores audiências da história da TV, a apresentação dos Beatles no programa de Ed Sullivan é um marco para o público na década de 1960 tão importante quanto a notícia da morte de Kennedy no ano anterior ou a chegada do homem à Lua, em 1969. 

Quem nasceu

1942 — Carole King, cantora e compositora norte-americana

1947 — Joe Ely, cantor norte-americano de country

1951 — Dennis Thomas, cantor do grupo norte-americano Kool & The Gang 

1955 — Jimmy Pursey, vocalista do grupo inglês Sham 69 

1964 — Rachel Bolan, nascido James Richard Southworth, baixista da banda norte-americana Skid Row

1967 — Edson Cordeiro, cantor e compositor paulista

Quem morreu

1964 — Ary Barroso, radialista e compositor carioca (n. 1903)

1967 — Percy Faith, maestro canadense (n. 1908)

1981 — Bill Haley, cantor e compositor norte-americano (n. 1925)

1993 — Bill Grundy, apresentador da emissora britânica BBC (n. 1923)

1997 — Brian Connolly, vocalista do grupo escocês Sweet (n. 1945) 

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais