Escola dá um violino a cada aluno e vira referência na Inglaterra
Inspiração

Escola dá um violino a cada aluno e vira referência na Inglaterra

Uma escola em Walthamstow, no leste de Londres, oferece aos alunos do 7º ano aulas de música gratuitas. A coisa fica ainda mais interessante porque, durante as classes, os jovens estudantes, de aproximadamente 11 e 13 anos, aprendem a tocar violino e flauta com instrumentos dados pela própria instituição de ensino. Legal, né?

As aulas de música clássica no colégio Frederick Bremer School fazem parte do projeto Music in Secondary Schools Trust, fundado pela professora Truda White. Hoje, ele é coordenado por Andrew Lloyd Webber e Nicola Benedetti e, além de funcionar na Frederick Bremer School, também é realizado em outras 14 instituições da capital inglesa. Como tem sido bem-sucedido, o projeto, de acordo com o site "Classic FM", será levado para todas as escolas na Inglaterra em breve.

A diretora do colégio, Jenny Smith, disse, em entrevista ao "Times", que o programa de música para os alunos do 7º nível existe há cinco anos. "Tudo mudou desde que o projeto começou por aqui, em 2014. A escola está realmente irreconhecível", declarou ela. "Estamos comemorando os resultados dessas aulas. Hoje, a música é o coração desta instituição."

Truda criou o Music in Secondary Schools Trust para ajudar os alunos da instituição que ela lecionava, em Islington. O projeto não pretende criar gênios da música clássica, contou ela, mas conseguir ensinar, a partir da arte, alguns valores como cooperação, concentração e disciplina. "Como eles ganham os instrumentos, não podem esquecer de levá-los para a aula. Caso contrário, estão encrencados", garantiu a mestra, que arrecada fundos para comprar os instrumentos a partir d ajuda de instituições filantrópicas da Inglaterra.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest