Facebook, de olho no TikTok, lança Collab, app para vídeos musicais colaborativos
Tecnologia

Facebook, de olho no TikTok, lança Collab, app para vídeos musicais colaborativos

A tecnologia ainda está em teste, mas é fácil perceber que o app Collab vem na esteira do sucesso mundial do TikTok. Criado pelo Facebook, a novidade pretende oferecer uma nova forma de se criar música de forma colaborativa. Nele, os usuários podem gravar seu próprio arranjo musical ou deslizar para descobrir arranjos para criar uma composição com um ou dois amigos - sempre músicas originais.

Aparentemente para disfarçar que é um aplicativo concorrente, o Facebook divulgou que as criações no Collab poderão ser compartilhadas em outras plataformas, como Instagram, Facebook Stories e o próprio TikTok, depois que forem publicadas originalmente no Collab. A empresa diz que está pesquisando opções para salvar vídeos criados com o app antes de disponibilizá-los publicamente.

Collab: app para criar músicas colaborativas. Foto: Reprodução
Collab: app para criar músicas colaborativas. Foto: Reprodução

"A equipe de experimentação de novos produtos do Facebook está lançando uma versão beta somente para convidados do Collab, um aplicativo para iOS que reúne criadores e fãs para criar, assistir e misturar e combinar vídeos originais, começando pela música. Os espaços digitais podem nos conectar quando não podemos estar juntos pessoalmente, e essa é uma nova maneira de criar juntos”, disse um porta-voz da empresa ao "The Verge", explicando que acelerou o lançamento para dar mais uma opção de entretenimento às pessoas em quarentena devido à pandemia de coronavírus.

Embora existam alguns elementos dos duetos do TikTok nessa ideia, a diferença é que os vídeos no Collab, projetado apenas para a criação de material original, podem ser misturados e combinados com outros. Já no TikTok, os criadores controlam quem pode fazer um dueto com eles. Por exemplo, alguém gosta da parte de um baixo de uma pessoa e dos vocais de outra. Ela pode colocar seu próprio ritmo com uma guitarra e criar uma música totalmente nova. Ou misturar e combinar os vídeos de outras pessoas para elaborar um novo.

É claro que o app é uma ferramenta de entretenimento, ou seja, ninguém precisa ser músico profissional pra utilizá-lo. Tocar em um teclado infantil, bater o pé, folhear um livro, puxar um rolo de fita adesiva... a criatividade é por conta de cada um. As collabs têm a duração máxima de 15 segundos de duração e podem ser publicadas para que outras pessoas assistam no feed do aplicativo ou remixem mais.

Tags relacionadas:
TecnologiaTikTokAplicativo

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest