Fãs de BTS, Blackpink e NCT 127 apoiam #BlackLivesMatter e evitam falar de k-pop nas redes sociais
Inspiração

Fãs de BTS, Blackpink e NCT 127 apoiam #BlackLivesMatter e evitam falar de k-pop nas redes sociais

Os fandoms do k-pop decidiram dar um tempo nas manifestações de apoio aos seus ídolos nas redes sociais para apoiar uma causa maior. Fãs de Blackpink, BTS, NCT 127 e Stray Kids optaram por não subir alavancar tópicos relacionados aos artistas em respeito aos protestos envolvendo a morte de George Floyd. No último dia 25 de maio, o homem, preto, de 48 anos, morreu asfixiado após um policial imobilizá-lo no chão com o joelho apoiado em seu pescoço por muitos minutos.

Vídeos que circulam na internet mostram que o agente Derek Chauvin continuou pressionando seu corpo contra o de Floyd mesmo após o homem afirmar por repetidas vezes que não estava conseguindo respirar. O caso tem gerado uma onda de protestos nas principais cidades americanas e também nas redes sociais, onde a hashtag #BlackLivesMatter ("vidas negras importam", em tradução livre) voltaram aos assuntos mais comentados, algo que tem ocorrido com frequência, já que episódios do tipo, infelizmente, estão longe de ser raridade.

Fãs do BTS e de outros astros do k-pop decidiram apoiar protestos contra morte de homem negro nos EUA / Foto: Getty Images
Fãs do BTS e de outros astros do k-pop decidiram apoiar protestos contra morte de homem negro nos EUA / Foto: Getty Images

Em tempos de disputas por holofotes, os fãs do k-pop estão temporariamente evitando publicações que contenham termos relacionados aos artistas. Isso é para que os termos não ocupem espaço ou tirem o foco do movimento contra a violenta morte de Floyd — e de outros negros — nos trending topics. O Army, como são chamados os fãs do BTS, por exemplo, decidiram não citar os nomes dos integrantes do grupo, mesmo quando um deles, Suga, fez uma live na última quinta-feira (28).

“Armys, se a BigHit (produtora do BTS) divulgar algo hoje, por favor, não vamos colocar nos trends nenhuma hashtag. Vamos mostrar respeito e consideração a tudo que está acontecendo agora. Obrigado e, por favor, compartilhem", escreveu o administrador de uma conta dedicada ao boy group que conta com 100 mil seguidores. Outro perfil, com 30 mil seguidores, escreveu o nome de Suga (Yoongi) utilizando um algarismo e um asterisco entre os caracteres, “y0n*gi”.

As ações coordenadas para “trendar”, como é chamado o fato de estar entre os assuntos mais comentados, são comuns entre os admiradores do pop coreano. O Army, Blinkers (fãs do Blackpink) e outros fandoms estão constantemente promovendo os grupos de forma orgânica e massiva, especialmente quando materiais novos são divulgados — como foi o caso do lançamento de “Sour Candy”, música do Blackpink em parceria com Lady Gaga do álbum “Chromatica”. Parte das fãs do girl group concordaram que esta não é a melhor hora de divulgar o trabalho.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest