Publicidade
A banda israelense The Shalva desistiu de concorrer a uma vaga no tradicional concurso de música Eurovision. O grupo, formado em sua maioria por músicos com algum tipo de deficiência, abriu mão de concorrer na fase classificatória por um motivo religioso: se ganhassem uma vaga no concurso, teriam que se apresentar durante o shabat, o dia de descanso praticado por uma boa parte dos judeus.
ALMA DE BATERA: Músico e pedagogo ensina bateria a deficientes
TIPO IMPORTAÇÃO: Anatolian rock, a fusão do folk turco com o rock inglês
Integrantes da Shalva disseram estar cientes do calendário da competição, mas que não esperavam chegar tão perto de conseguir uma vaga para o concurso. O Eurovision reúne países europeus e convidados para uma disputa musical. A desistência do grupo aconteceu ainda na fase eliminatória para representar Israel.
Eles chegaram até a final do reality show "The Next Star", cujo vencedor é o escolhido para ir à disputa mundial, mas nunca vão saber se ganhariam ou não. Este ano, O Eurovision, que acontece em maio, será realizado em Tel Aviv.
De acordo com o "Times of Israel", a ministra da cultura do país, Miri Regev, pediu à organização do festival que fosse mais flexível diante da situação. A solicitação, no entanto, foi rejeitada. O Eurovision alega que não poderia tomar uma decisão sobre o caso já que a Shalva não havia conquistado a vaga oficialmente ainda.
Os dois principais vocalistas da banda são cegos. Um outro integrante tem síndrome de Williams, dois têm síndrome de Down, um tem problemas de visão e há também um veterano de guerra com deficiência física.
Israel será o país anfitrião do evento após ter vencido a edição de 2018, realizada em Portugal. Será a terceira vez que o evento acontece no país, tendo ocorrido anteriormente em Jerusalém, em 1979 e 1999.
O que o grupo não esperava era ser convidado para se apresentar mesmo depois da desistência. A proposta foi feita pela KAN, a emissora responsável pela transmissão do festival. A Shalva terá a oportunidade de cantar durante a segunda semifinal da competição, que acontecerá em uma quinta-feira.
"O slogan do Eurovision é 'Ouse sonhar' e a Shalva fez isso. Ficamos felizes em ajudar os sonhos deles se tornarem reais", anunciou a companhia em um comunicado.
Publicidade
Entretenimento
De Beyoncé a Cardi B: como as estrelas da música lidaram com a gravidez?
Entretenimento
Esqueça o sax: Kenny G é uma das melhores pessoas no Twitter e podemos provar
Entretenimento
Para jovens, música e amigos são mais importantes que álcool durante o lazer, diz pesquisa
Entretenimento
Frank Ocean no Rio: uma música para cada ponto turístico
Entretenimento
Enzo Rabelo: aos 11 anos, filho de Bruno, da dupla com Marrone, é sucesso no YouTube
Entretenimento
Red Hot Chili Peppers: 20 anos depois, 'Californication' continua um grande álbum
Máquina do Tempo
Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones tocam para 1,5 milhão de pessoas em Copacabana
Acesse o canal
Tudo Tanto
Boogarins se modificam e criam universo próprio de sons e ideias
Acesse o canal
Tipo Importação
Com line-ups internacionais, Coreia do Sul faz bonito no calendário de festivais de música
Acesse o canal