Fundação de Jaden Smith trabalha para levar água potável aos moradores de cidade americana
Inspiração

Fundação de Jaden Smith trabalha para levar água potável aos moradores de cidade americana

0

Publicidade

Moradores da cidade de Flint, no estado americano de Michigan, se queixam da água contaminada que sai diretamente das torneiras de suas casas desde 2014. A crise aquífera se estende até hoje e, uma vez que os governantes não tomam medidas legais para reverter a situação, o rapper Jaden Smith, em parceria com uma igreja local, decidiu levantar as mangas e fazer algo a respeito. 

LEIA MAIS: 21 Savage expande projeto de educação financeira para jovens de Atlanta

VEJA TAMBÉM: S.O.S Brumadinho: show beneficente no Rio vai arrecadar fundos para cidade devastada

A fundação de Jaden, junto da First Trinity Missionary Baptist Church, vai implantar um sistema móvel de filtragem de água, conhecido como "Water Box". A ideia é conseguir ajudar a vida das pessoas o máximo possível, já que as doações de água engarrafada feitas para igreja estão em declínio. Em cerca de cinco anos, a organização religiosa já entregou mais de 5 milhões de garrafas d'água aos moradores de Flint. 

A "Water Box" promete filtrar partículas de substâncias que não são retiradas da água pelos filtros caseiros, como é o caso do chumbo.

Entenda o caso da água tóxica de Flint

Para lidar com a crise financeira na cidade, autoridades locais decidiram se desligar do antigo sistema hídrico de Detroit — que fica a 106 km de Flint — e passaram "temporariamente" a usar a água do rio Flint para abastecer as casas do local — o que era bem mais barato na época. A ideia era reverter a situação até que o novo reservatório ficasse pronto. Acontece que a água do rio Flint é altamente corrosiva e acabou danificando os canos da cidade, que soltaram quantidades altas de chumbo na água. 

Como nos EUA a água de torneira é "própria" para beber, muitos moradores ficaram doentes mesmo notando que a cor do líquido havia mudado. Até 2018, o governo local ajudava a entregar garrafas d'água na casa das pessoas, mas o serviço foi cortado e a solução mais próxima, ao que parece, é confiar na "Water Box" do filho do ator Will Smith.

Publicidade

Background

Relacionados

Canais Especiais