Geddy Lee faz turnê de autógrafos de seu  'O Grande Livro Bonito do Baixo' e lista 5 top performances de baixistas
Entretenimento

Geddy Lee faz turnê de autógrafos de seu 'O Grande Livro Bonito do Baixo' e lista 5 top performances de baixistas

O livro lançado recentemente por Geddy Lee, vocalista e baixista do Rush, não conta sobre suas aventuras com groupies e lindas supermodelos, nem fala de drogas, noitadas e loucuras. É um livro sobre música, sobre instrumento, sobre contrabaixo, a obsessão do músico canadense de 66 anos. Em "Big Beautiful Book of Bass", Geddy Lee apresenta, com fotos incríveis (pornográficas para os aficionados por instrumentos vintage) e ajuda de especialistas, as joias de sua coleção imensa de contrabaixos.

Ele define alguns como "rainhas da beleza" ("beauty queens") e outros como "guerreiros da estrada" ("road warriors"). Destrincha modelos vintage do tipo que e, de quebra, entrevista alguns de seus heróis do contrabaixo, como John Paul Jones, ex-Led Zeppelin. Geddy está fazendo uma turnê promocional de lançamento do volume, que inclui paradas com noites de autógrafos em Pittsburgh (8/12), Nova York (9/12) e Halifax, Nova Escócia (14/12).

Geddy Lee destaca cinco músicas onde o baixo foi forte influência em sua carreira. Crédito: Getty Images
Geddy Lee destaca cinco músicas onde o baixo foi forte influência em sua carreira. Crédito: Getty Images

O músico falou à "Rolling Stone" sobre suas cinco músicas favoritas onde o baixo foi inspiração para sua carreira.

The Who, “My Generation”

Sério? Uma música pop com solos de baixo? John "The Ox" Entwistle (1944-2002) foi sem dúvida o maior baixista de rock de todos os tempos. Ele tocava de forma ousada e incrivelmente hábil. Aquela mão direita... Sério?

Cream, 'Crossroads'

"Esta é uma jam rock/blues clássica e extremamente influente. Eu vi Jack Bruce percorrer loucamente o braço de seu Gibson EB3 e posso afirmar que isso não apenas me fez querer tocar baixo, mas tocar baixo em um trio de rock. E os outros dois caras do Cream também não eram tão ruins..."

Led Zeppelin, 'What Is and What Should Never Be'

"Há tantas músicas que eu poderia escolher no Led Zeppelin que apresentam graves profundos ou mais discretos, mas essa é a minha favorita. Pela maneira como John Paul Jones muda de nota, mantendo o fundo pesado e adicionando uma melodia fantástica ao longo da música. Ele tem um talento musical versátil."

Yes, 'Roundabout'

"Outra música de sucesso impulsionada por uma linha de baixo escandalosamente complexa e roqueira. Eu poderia ter escolhido qualquer uma das músicas do Yes que mostrassem o gênio melódico e rítmico que era Chris Squire (1948-2015). Foi um privilégio tocar essa com o Yes em 2017 em sua (muito atrasada) entrada para o Rock and Roll Hall of Fame."

Weather Report, 'Teen Town'

"Infelizmente, muitos dos heróis nesta lista muito curta já morreram, como Jaco Pastorius (1951-1987), nome obrigatório em qualquer relação de melhores baixistas de todos os tempos. Escrita por Jaco para o álbum "Heavy Weather", "Teen Town" exibe tudo o que o gênio tinha: complexidade profunda, estrutura melódica incrível e groove fantástico. Observá-lo ao vivo foi realmente uma experiência inspiradora e algo que nunca esquecerei."

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest