George Harrison: fotos na Índia, em 1966, o mostram como inspirado 'pioneiro' da selfie
Entretenimento

George Harrison: fotos na Índia, em 1966, o mostram como inspirado 'pioneiro' da selfie

Um dos maiores compositores britânicos e um dos integrantes dos Beatles, a maior banda de rock de todos os tempos, George Harrison é hoje visto, de maneira algo irônica, como um pioneiro das selfies. Fã e mecenas do humor do grupo Monty Python, o guitarrista (1943-2001) provavelmente apreciaria essa "fama".

Isso parece bem intrigante e duvidoso, mas é verdade: George Harrison fez uma série de fotos que em muito se parecem com as tão badaladas selfies digitais. E isso ele fez com uma câmera de filme em 1966!

A julgar pelas imagens incríveis de sua viagem a Mumbai, na Índia, Harrison estava à frente de seu tempo com sua escolha de composições e ângulos. O guitarrista voou para a Índia para uma viagem que era em parte férias e em parte negócios. Acompanhado pela mulher Pattie Boyd, Harrison foi aprender a tocar sitar com o músico Ravi Shankar e também ter aulas de ioga ao lado de Pattie.

Os dois se hospedaram no hotel Taj Mahal sob os pseudônimos de Mr e Mrs Sam Wells e parecem ter desfrutado, a julgar pelas imagens de Harrison, um período maravilhoso na terra mística. A viagem proporcionou o surgimento da forte amizade entre Harrison e Shankar, que passariam a dividir o palco em muitas ocasiões. Um dos momentos mais importantes foi a organização do Concerto para Bangladesh, organizado por ambos em 1971 no Madison Square Garden, em Nova York.

As imagens mostram um músico criativo encontrando uma nova forma para se expressar. Ele usou uma lente olho de peixe — ou uma super grande angular —, em que as imagens são esféricas e distorcidas, criando a impressão de uma enorme profundidade de campo para fazer uma série de auto-retratos. O resultado é uma visão da vida de Harrison em 1966, quando ele era um dos homens mais famosos do planeta.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest