Get the Gat: a nova onda no TikTok é um revival do bounce de New Orleans, estilo que deu ao mundo o twerk
Entretenimento

Get the Gat: a nova onda no TikTok é um revival do bounce de New Orleans, estilo que deu ao mundo o twerk

A última moda no TikTok é o #GetTheGatChallenge, que resgata o rap "Get The Gat", de Lil Elt, lançado no distante 1992. Com o ritmo frenético do bounce, estilo de hip hop de Nova Orleans que nasceu no final dos anos 80 nos conjuntos habitacionais da cidade, o aplicativo vem sendo inundado de performances criativas ao som dessa gravação que parecia destinada ao esquecimento.

A dança se tornou viral a partir de um vídeo onde a equipe de futebol americano da Universidade Estadual da Louisiana celebra no vestiário a vitória no College Football Playoff National Championship. A coreografia divertida que, um por um, os jogadores vão apresentando no vídeo, foi "adaptada" por um colega da universidade chamado Subtweet Shawn da clássica música de Lil Elt, pioneiro da bounce music.

Entre os artistas de bounce mais populares estão, além de Elt, DJ Jubilee, Partners-N-Crime, Magnolia Shorty e Big Freedia. Em comum, músicas com letras agressivas e hipersexuais e refrões repetitivos, tipo pergunta-e-resposta.

É claro que um gênero assim precisava ser acompanhado por um tipo de dança específico. Daí surge o twerk, que se moldou e se fortaleceu graças a presença do bounce, com movimentos que se concentram nos quadris. Rihanna, Miley Cyrus, Ciara e Megan Thee Stallion são algumas estrelas pop que adotaram o twerk em algum momento da carreira. Cyrus dançou no videoclipe da musica "We Can't Stop" e Rihanna em "Work", de seu álbum de 2016 "ANTI".

O bounce foi exclusivo de Nova Orleans por um bom tempo, mas logo gravadoras como Cash Money, de Birdman, e No Limit, de Master P, espalharam o som pelo mundo do rap. Juvenile, da Cash Money, lançou "Back That Azz Up" com Lil Wayne em 1999. A faixa se tornou um sucesso e chegou ao 19º lugar na Billboard Hot 100.

Juvenile e a embaixadora do bounce Big Freedia defendem o gênero até hoje. Até "Take Yo Man", do duo de rap City Girls, e "Formation", de Beyoncé, têm características do bounce de New Orleans. Com essas ilustres intérpretes e dançarinas, e todos os jovens popularizando o estilo no TikTok, "Get The Gat" tem tudo para voltar a emplacar em 2020.

Tags relacionadas:
EntretenimentoDança

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest