Grammy: qual a diferença entre gravação do ano e canção do ano?
Entretenimento

Grammy: qual a diferença entre gravação do ano e canção do ano?

O Grammy, principal prêmio da indústria fonográfica, tem 84 (!!!) categorias, mas duas, em específico, tendem a confundir os espectadores e fãs de música que acompanham a cerimônia. Isso porque elas estão entre as principais: gravação do ano e canção de ano. Olhando assim, parece a mesma coisa, né? Mas, sim, a Academia responsável pela premiação — que acontece no próximo dia 10 de fevereiro — considera gravação e canção coisas diferentes.

Segundo o site oficial do Grammy, essa dúvida perdura desde a primeira edição do evento, em 4 de maio de 1959. Resumidamente, a gravação do ano reconhece a performance do artista, além das contribuições dos produtores, engenheiros de som e mixagem. Já a categoria canção do ano foi criada para premiar os compositores. A ideia é condecorar as muitas facetas do processo de criação de uma música, necessitando, assim, da distinção entre a melhor gravação e a melhor composição. Saiba mais abaixo.

Gravação do ano

A estatueta de gravação do ano no Grammy fica com os artistas, produtores e engenheiros envolvidos na gravação de uma determinada música. Por exemplo, a vencedora da categoria na 57ª edição do Grammy "Stay With Me (Darkchild Version)", de Sam Smith. Como artista principal, Sam Smith recebeu um Grammy, assim como os três produtores (incluindo Rodney Jerkins, a .k.a. "Darkchild") e os quatro engenheiros que trabalharam na gravação, incluindo aqueles devidamente creditados por gravar, mixar e masterizar o disco.

Canção do ano

O prêmio de canção do ano vai para os compositores de material inédito (o que não inclui samples, por exemplo). Por exemplo, na 44ª edição do Grammy, a música vencedora na categoria canção do ano foi "Fallin'", de Alicia Keys que, como única compositora da faixa, recebeu sozinha o Grammy. Por isso, esta categoria visa premiar os compositores.

Uma mesma música pode ganhar nas duas categorias?

Sim. Outro bom exemplo para diferenciar as duas categorias aconteceu na 59ª edição do prêmio, quando a estatueta de gravação do ano foi para "Hello", de Adele. Nesse caso, foram premiados Adele, como artista, bem como o produtor Greg Kurstin e os oito engenheiros que participaram da gravação do álbum. Só que "Hello" também ganhou na categoria canção do ano. Nesse caso, apenas os compositores da faixa, Adele e Greg, receberam o prêmio.

As outras principais categorias do Grammy são: álbum do ano e artista revelação, que pela primeira vez contam com oito indicados cada.

Tags relacionadas:
EntretenimentoGrammy

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest