Um dos mais importantes pioneiros do hip-hop, primeiro do gênero a entrar no Rock And Roll Hall of Fame, Grandmaster Flash acaba de ganhar mais um título em sua carreira de quatro décadas. Ele recebeu o Prêmio Polar, idealizado no final dos anos 1980 para ser um braço musical no Prêmio Nobel. Como a proposta não foi aceita, Stig “Stikkan” Anderson, compositor e empresário do ABBA, decidiu instituí-lo como um prêmio independente: o Polar Music Prize. A primeira edição aconteceu em 1992.
Além de Grandmaster Flash, Whitney Kroenke e Mark Johnson, co-fundadores do lindo projeto Playing for Change Foundation, e a violinista Anne-Sophie Mutter receberam o prêmio essa semana das mãos do Rei Carlos Gustavo 16, da Suécia, numa cerimônia em Estocolmo.
Vincent Mason, mais conhecido como Maseo, do De La Soul, fez as honras de apresentar e chamar ao palco Grandmaster Flash. "Ele é um cientista virtuoso. Provou que toca-discos e mixers podem ser instrumentos musicais, mudando o curso da música pop. Quarenta anos depois, a música e toda uma cultura hip-hop que ele criou em meio ao caos social do South Bronx tornaram-se o maior gênero musical dos Estados Unidos e do mundo", disse o integrante do De La Soul.
Grandmaster disse que estava recebendo o prêmio em honra de "cada DJ, cada rapper, cada artista do grafitti e cada breakdancer". "De onde eu venho, música não tem cor. Uma grande música é apenas uma grande música", enfatizou. O músico agradeceu à forte presença dos seus pais durante a infância e juventude no South Bronx. A mãe o encorajou a estudar eletrônica e o pai foi uma inspiração através da enorme coleção de discos. Grandmaster ficava intrigado com aquele som que saía dos vinis e, como era proibido de mexer na coleção, aproveitava quando o pai saía de casa para fuçar tudo. Essa "pesquisa" e a própria realidade de injustiça e violência que imperava na região no final dos anos 1970 certamente foram material para a criação, entre outros, de "The message", "Freedom" e "White lines (Don´t do it)", verdadeiros clássicos da fase inicial do hip-hop.
Entretenimento
Little Richard, prestes a fazer 87 anos, debilitado por cirurgia no quadril, canta para Tom Jones ao telefone
Inspiração
Joe Henry, o cunhado supertalentoso de Madonna, supera câncer e lança canções que buscam 'humanidade' na música
Inspiração
Amadou e Mariam, o casal de cegos mais amado do planeta pop, têm o segredo para resistir e manter a doçura em tempos conturbados
Inspiração
Massive Attack lança projeto para reduzir a pegada de carbono da indústria fonográfica
Entretenimento
OutroEu: ‘A gente acostuma mas não acostuma, né?’, diz Guto, sobre surpresa de Sandy em show
Inspiração
Animal Band, banda espanhola que se apresenta apenas para animais, toca para cães adotados