Gravação ao vivo mais antiga do U2, o 'Santo Graal' para os fãs, é descoberta em fita cassete
Entretenimento

Gravação ao vivo mais antiga do U2, o 'Santo Graal' para os fãs, é descoberta em fita cassete

Era o dia 11 de agosto de 1979 quando a The Stougers dividiu o palco do Dandelion Market, em Dublin, Irlanda, com outra banda local, formada por adolescentes. Sem maiores compromissos, o guitarrista Pete McCluskey gravou a apresentação sem imaginar que, 40 anos depois, aqueles moleques que já contavam com um pequeno público se tornariam uma das maiores bandas de rock do mundo: o U2.

Era o dia 11 de agosto de 1979 quando a The Stougers dividiu o palco do Dandelion Market, em Dublin, abrindo para outra banda local, formada por adolescentes. O guitarrista Pete McCluskey gravou informalmente a apresentação sem imaginar que, 40 anos depois, aqueles moleques que já contavam com um pequeno público se tornariam uma das maiores bandas de rock do mundo: o U2.

U2 na época em que tinham apenas um EP gravado
U2 na época em que tinham apenas um EP gravado

A fita cassete ficou esquecida na coleção de McCluskey até ser redescoberta pelos incansáveis fãs do site ATU2. Ao que se saiba, esse é o registro ao vivo mais antigo do U2. Até então, era um show no Cork Opera House, em 22 de outubro de 1979, que circulava por aí.

Segundo o site, uma das canções do tal show, "Out Of Control", foi disponibilizada por McCluskey em 2011, via YouTube in 2011. "Desde então, a gravação vinha sendo considerada como o Santo Graal dos registros ao vivo do U2", cita o ATU2.

A apresentação no pequeno The Dandelion Market mostra um período fundamental na carreira de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen, quando já tinham canções como “Stories For Boys” e “Shadows And Tall Trees”. Elas entrariam no álbum de estreia "Boy" (1980), que os levou finalmente a turnês fora da Irlanda. Antes, no mesmo mês desse show, o U2 fez suas primeiras gravações em estúdio para o EP "Three", que tinha “Out of Control,” “Stories For Boys” e “Boy-Girl”.


Canções seminais que a banda nunca lançou - "Cartoon World" e "Street Mission" - também estavam no repertório do show em Dublin. As mais curiosas são "In Your Hand" e "Concentration Cramp", que nunca haviam sido ouvidas, o que indica que esse deve ser o único registro em que aparecem. Trechos curtíssimos de ambas foram divulgadas mas sobre o material completo, ainda não há informações. A torcida é para que a banda lance as gravações que, apesar da baixa qualidade técnica, são históricas.


Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest