Gravação ao vivo mais antiga do U2, o 'Santo Graal' para os fãs, é descoberta em fita cassete
Entretenimento

Gravação ao vivo mais antiga do U2, o 'Santo Graal' para os fãs, é descoberta em fita cassete

Era o dia 11 de agosto de 1979 quando a The Stougers dividiu o palco do Dandelion Market, em Dublin, Irlanda, com outra banda local, formada por adolescentes. Sem maiores compromissos, o guitarrista Pete McCluskey gravou a apresentação sem imaginar que, 40 anos depois, aqueles moleques que já contavam com um pequeno público se tornariam uma das maiores bandas de rock do mundo: o U2.

Era o dia 11 de agosto de 1979 quando a The Stougers dividiu o palco do Dandelion Market, em Dublin, abrindo para outra banda local, formada por adolescentes. O guitarrista Pete McCluskey gravou informalmente a apresentação sem imaginar que, 40 anos depois, aqueles moleques que já contavam com um pequeno público se tornariam uma das maiores bandas de rock do mundo: o U2.

U2 na época em que tinham apenas um EP gravado
U2 na época em que tinham apenas um EP gravado

A fita cassete ficou esquecida na coleção de McCluskey até ser redescoberta pelos incansáveis fãs do site ATU2. Ao que se saiba, esse é o registro ao vivo mais antigo do U2. Até então, era um show no Cork Opera House, em 22 de outubro de 1979, que circulava por aí.

Segundo o site, uma das canções do tal show, "Out Of Control", foi disponibilizada por McCluskey em 2011, via YouTube in 2011. "Desde então, a gravação vinha sendo considerada como o Santo Graal dos registros ao vivo do U2", cita o ATU2.

A apresentação no pequeno The Dandelion Market mostra um período fundamental na carreira de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen, quando já tinham canções como “Stories For Boys” e “Shadows And Tall Trees”. Elas entrariam no álbum de estreia "Boy" (1980), que os levou finalmente a turnês fora da Irlanda. Antes, no mesmo mês desse show, o U2 fez suas primeiras gravações em estúdio para o EP "Three", que tinha “Out of Control,” “Stories For Boys” e “Boy-Girl”.


Canções seminais que a banda nunca lançou - "Cartoon World" e "Street Mission" - também estavam no repertório do show em Dublin. As mais curiosas são "In Your Hand" e "Concentration Cramp", que nunca haviam sido ouvidas, o que indica que esse deve ser o único registro em que aparecem. Trechos curtíssimos de ambas foram divulgadas mas sobre o material completo, ainda não há informações. A torcida é para que a banda lance as gravações que, apesar da baixa qualidade técnica, são históricas.


Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest