Grupo de mariachis de Los Angeles só tem membros da comunidade LGBT
Inspiração

Grupo de mariachis de Los Angeles só tem membros da comunidade LGBT

A discriminação não impediu Carlos Samaniego e Natalia Melendez, dois mariachis radicados em Los Angeles, de formarem um grupo do tradicional gênero musical do México apenas com membros da comunidade LGBT. Os Mariachi Arcoiris de Los Angeles, como são conhecidos, surgiram para mostrar que a música não é sobre sexualidade, mas sim sobre bons músicos. Natalia, por exemplo, se apresenta como a primeira mulher transgênero a ser mariachi. Ela é o símbolo perfeito da quebra de paradigmas de um gênero dominado por homens e pelo machismo.

A empreitada do grupo começou despretensiosa na noite da cidade dos anjos. Carlos e Natalia queriam criar um ambiente receptivo para aqueles que gostassem da cultura mariachi e se reconhecessem como gays, lésbicas, bissexuais ou transgênero.

Instagram URL not provided

"Mariachi Arcoiris foi criado para que existisse um lugar seguro para os músicos de mariachi que se identificam como LGBT para desempenhar a música regional mexicana", diz o site do grupo.

"A música mariachi pra mim é uma paixão. Faz o meu sangue ferver quando eu ouço as músicas, os trompetes tocando e as pessoas cantando com o coração, isso transcende o meu corpo", afirma Natalie, em entrevista concedida, em 2015, para o portal americano Mitú. Natalie tinha apenas 19 anos quando ela e Carlos fizeram sua primeira apresentação em uma boate gay da cidade. Como os dois eram muito novos, o grupo não chegou a alavancar. Dez anos depois, em 2014, eles se juntaram novamente e o projeto segue firme desde então.

“Eu coloco meu coração quando me apresento. Eu quero que o que eu sou seja um exemplo para a próxima geração, quero que eles saibam que eles podem ser um modelo. Para mostrar que você pode ser uma mulher transgênero e ser bem sucedida sem deixar a sociedade te colocar para baixo”, afirmou a mariachi a "Billboard".

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest