Grupo Revelação: 12 músicas que não podem faltar no seu pagode
Entretenimento

Grupo Revelação: 12 músicas que não podem faltar no seu pagode

Às vezes é difícil descobrir quem canta um pagode. É tão comum que sambistas e pagodeiros Brasil afora cantem músicas de seus colegas em rodas de samba, shows e gravações ao vivo, que fica complicado para os menos atentos acompanharem quem lançou qual sucesso em primeira mão. Por outro lado, é fácil reconhecer em uma lista aqueles que são os grandes nomes do gênero e, para um bom pagode, nessa seleção não pode faltar o bom e velho Revelação.

Há quase 30 anos na estrada o grupo mudou de vocalista algumas vezes, mas teve em Xande de Pilares sua liderança mais reconhecida. Atualmente, quem assume os vocais no grupo é Jhonatan Alexandre, sobrinho do intérprete do Salgueiro, escola de samba carioca. Listamos 13 músicas "infalíveis" do repertório do Revelação (ou de colegas do samba) — seja ouvindo sozinho em casa ou curtindo em um churrasco (mas só quando isso tudo acabar, beleza?).

Xande de Pilares foi o vocalista do Grupo Revelação durante 20 anos, mas deixou a banda em 2014 / Foto: Getty Images
Xande de Pilares foi o vocalista do Grupo Revelação durante 20 anos, mas deixou a banda em 2014 / Foto: Getty Images

‘Deixa Acontecer’

Se o Revelação fosse enredo de carnaval, o carro abre-alas seria “Deixa Acontecer”. Sucesso do começo dos anos 2000, a música de Carlos Caetano e Alex Freitas foi a grande responsável por dar ao grupo um lugar no Olimpo do pagode e ao repertório nacional de ditos populares uma frase de efeito. Alguém consegue falar a frase “deixa acontecer...” sem completar cantando?

‘Grades Do Coração’

“Grades Do Coração” é certeira como a paixão que pegou quem tentou fugir dela. Essa é para levantar o dedinho e dizer que é a sua música (na verdade os autores são Mauro Júnior, Xande de Pilares e João Carlos) — mesmo que nem ao menos um interesse amoroso esteja à vista.

‘Coração Radiante’

Para completar a santíssima trindade do “Ao Vivo No Olimpo”, álbum ao vivo do grupo gravado em 2002, lá vem “Coração Radiante”, da trinca de parceiros Mauro Júnior, Xande de Pilares e Helinho do Salgueiro. “O que mais quero é te dar um beijo e o seu corpo acariciar. Você bem sabe que eu te desejo, está escrito no meu olhar. O teu sorriso é o paraíso onde contigo eu queria estar. Ah, quem me dera se eu fosse o céu, você seria o meu luar...” A gente nem precisa completar porque você já deve estar cantando aí.

‘Tá Escrito’

“Na palma da mão, palma da mão, palma da mão, palma da mão!”, pede Xande na gravação mais frequentemente tocada da música. Essa é um presente para pagodeiros e noveiros. “Tá Escrito” foi o tema de abertura do folhetim das 21h da TV Globo, “A Dona do Pedaço. A música de Xande de Pilares, Gilson Benini e Carlinhos Madureira é um hino de motivação, fé e esperança. Era a preferida dos jogadores da seleção brasileira da Copa de 2014, mas abafa, esquece isso. Para todos os que estão um pouco para baixo, o recado está dado: “Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé, manda essa tristeza embora!”

‘Meu Oceano’

“Meu Oceano” (de Xande de Pilares, Helinho do Salgueiro e Mauro Júnior) vai para os corações partidos e para os que sentem a famosa dor de cotovelo. “Amor, só eu sei o quanto eu te amei, ainda te amo! Me dá seu perdão, sua paixão é meu oceano. Não posso mais viver assim, volta de vez para mim!”. Chora, cavaco!

‘Conselho’

Hino do samba composto por Zé Roberto e Adilson Bispo, a música estourou com Almir Guineto (1946-2017) em 1986 e depois gravada também por Beth Carvalho (1946-2019) e Jorge Aragão. A versão do Revelação, também gravada no show do Olimpo no começo dos anos 2000, é de uma singeleza única, quase um recado de amigo: “Para que se lamentar se em sua vida pode encontrar quem te ame com toda força e amor? Assim, sucumbirá a dor. Tem que lutar, não se abater, só se entregar a quem te merecer. Não estou, nem vendendo, como o ditado diz. O meu conselho é para te ver feliz.”

‘Perdoa Amor’

Lançada em 2019, “Perdoa Amor” tem entre seus compositores ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho (junto com Alex Nunes, Ederson Melão e Fábio Palmito). A ligação do ex-jogador com o pagode não é novidade: quem não se lembra dele puxando o “lelelê” na comemoração do pentacampeonato em 2002?

‘Velocidade Da Luz’

“Te dei carinho, amor. Em troca, ganhei ingratidão. Não sei por que, mas acho que é falta de compreensão. Você me tem como réu, o culpado e o ladrão por tentar ganhar seu coração”, dizem os versos que antecedem o famoso refrão de “Velocidade Da Luz”: “Todo mundo erra sempre, todo mundo vai errar!”. Segura essa poesia! Não sem ironia, a autoria da música gerou contestação judicial, e ela hoje é creditada a Clóvis Baiano e a Tundy de Pilares.

‘Só Vai de Camarote’

“Só Vai De Camarote” (de Xande de Pilares, André Oliveira e Gilson Bernini) fala sobre uma mulher que gosta de curtir o pagode direto da área VIP. “Ela só vai, ela só vai, ela só vai se for de camarote”...

‘Esqueci De Te Esquecer’

Sinceramente, a gente esqueceu de esquecer de colocar “Esqueci De Te Esquecer” na lista. Não entendeu nada, né? Sem problema, coloca o pagode para tocar porque essa é a nata da nata de Xande de Pilares, nada mais importa.

‘Ô Queiroz’

“Ô Queiroz” é sobre o amigo que desenrola mulher para os amigos. Aqui vale sempre lembrar que mulher não é produto para ficar sendo escolhida em cardápio. Tanta coisa para o Queiroz trazer...

‘Agora Viu Que Perdeu E Chora’

“Agora Viu Que Perdeu E Chora” poderia ser um bom pagode, mas a letra prejudica. Não merecia entrar nesta lista pelo conteúdo extremamente machista, mas vamos aproveitar o espaço para problematizar. “Mulher foi feita para o tanque, homem para o botequim”, diz a letra do samba assinado por Arlindo Cruz, Jorge David e Franco (três nomes consagrados no meio, sendo Franco também médico, clínico geral). Sempre bom lembrar que o braço que levanta o copo também foi feito para bater roupa, OK? Os anos 1920 já acabaram faz tempo, pessoal!

Tags relacionadas:
EntretenimentoPagodeSamba

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest