Guitarras feitas de doce, epoxi e lápis de cor: luthier americano constrói instrumentos com os mais insólitos materiais
Criatividade

Guitarras feitas de doce, epoxi e lápis de cor: luthier americano constrói instrumentos com os mais insólitos materiais

O que pode acontecer quando a pessoa toca guitarra, é luthier, artista e resolve usar os múltiplos talentos? Burls Art correu atrás de sua imaginação. O resultado vem em forma de instrumentos incríveis e criativos, feitos de materiais não convencionais (até mesmo uma velha pá enferrujada) e que têm um som que pouco deixa a desejar ao de guitarras que levam assinaturas de fabricantes famosos.

Em seu canal no YouTube, o californiano — que usa o pseudônimo Burls e esconde o verdadeiro nome — mostra passo a passo como faz suas incríveis criações, que começaram com uma guitarra feita com 1.200 lápis de cor no início de 2019. "Vi muitas pessoas online fazendo tigelas com lápis de cor e achei muito legal, mas queria fazer algo que pudesse realmente aproveitar. Como eu toco guitarra, pensei que seria um projeto interessante. Decidi fazer uma guitarra elétrica estilo Stratocaster", disse Art ao "Bored Panda", na época, sobre sua primeira criação (a obra virou notícia aqui no Reverb também!).

A guitarra feita com 1.200 lápis de cor foi a primeira construída por Burls Art. Foto: Reprodução Youtube
A guitarra feita com 1.200 lápis de cor foi a primeira construída por Burls Art. Foto: Reprodução Youtube

O artesão contou que o processo não foi tão difícil quanto imaginava. "A luta foi para descobrir uma maneira de obter uma boa cor, pois os lápis coloridos manchavam quando lixados", ressaltou, dizendo também que cortar os lápis foi, de longe, a parte mais entediante da construção do instrumento, que custou US$ 500.

Mas tédio é o que menos se encontra nos vídeos de Art, que também tem contas no Instagram e no Facebook. É claro que ninguém deve assistir com a intenção de fazer um instrumento igual em casa — mesmo que ele explique detalhe por detalhe, as técnicas usadas são bastante complexas. Mas não deixa de ser incrível acompanhar os processos da transformação de materiais que ninguém imaginaria que pudessem servir de base para um instrumento de corda. Isopor, folhas de papel e, pasmem, até um doce chamado Jawbreaker (quebra-queixo, em tradução livre) já foram matérias-primas para modelos de Burls.

No vídeo mais recente publicado em seu canal, o músico artesão faz uma guitarra à base de resina de epoxi. "Desenhei a guitarra sozinho inspirado no design de um modelo PRS. Depois assisti alguns vídeos sobre como fazer moldes. Não ficou perfeito, mas deu pra quebrar um galho", diz ele, modestamente, no vídeo. O resultado é uma guitarra incrivelmente colorida e translúcida. "Eu a fiz da forma mais fina possível e, ainda assim, pesa seis quilos. É uma técnica que certamente vou usar novamente, pois de todas as que construí, ela tem o melhor som", conta, satisfeito.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest