Há 20 anos, o termo k-pop chegava à 'Billboard': o começo da febre e a origem do termo
Entretenimento

Há 20 anos, o termo k-pop chegava à 'Billboard': o começo da febre e a origem do termo

O que o k-pop faz para ser tão popular? Em 2019, esse termo — utilizado pela "Billboard" pela primeira vez em 1999 — destina-se a todos os artistas ou grupos musicais vindos da Coreia do Sul e que estejam sob o imenso guarda-chuva da música pop — como sabemos, termo e gênero bastante abrangentes, quase indelineáveis. Pelo menos desde 2009, músicos de k-pop estão pipocando nas paradas americanas e de outros grandes países do Ocidente. E esse número só tem crescido. Em 2013, a febre estava tão em alta que a "Billboard" criou uma cobertura jornalística especial para o k-pop em seu site.

Na semana passada, fez 20 anos que a "Billboard" passou a usar o termo k-pop em seu vocabulário. O responsável por "exportar" a palavra para a revista foi Cho Hyun-jin, um professor da Kookmin University, em Seul, que era correspondente da "Billboard" entre os anos 1990 e 2000.

De acordo com a pesquisa pessoal de Cho, o termo k-pop foi usado pela primeira vez no dia 9 de outubro de 1999, numa edição da revista sobre shows de artistas japoneses em território sul-coreano. A referência à palavra foi feita em apenas uma linha da reportagem, quando um entrevistado, o produtor Kim Chang-Hwan, realizou uma citação ao k-pop. Na época, ele disse que "a cena de j-pop estava orientada ao rock, e esse tipo de melodia não era o que os fãs de k-pop estavam pedindo".

De acordo com Cho, a inclusão do termo k-pop aconteceu por conta de uma adaptação. Em vez de utilizar a palavra que significa música popular em coreano ("Gayo"), ele e seu editor "criaram" algo totalmente novo e bem mais legal, inspirado na liga de futebol coreana, a K League.

"Pessoalmente, nunca havia escutado o termo k-pop antes. Deve ter sido usado antes, li muitas coisas sobre música popular coreana, então não sei ao certo", explicou Cho, que descartou a ideia de ter sido inspirado pelo termo j-pop, ou pop japonês.

"Nunca fui muito fã desse tipo de música. Minha praia é muito mais rock mainstream. Sequer sei se nessa época a galera usava o termo j-pop", disse ele. No entanto, de fato as pessoas já estavam se referindo ao pop japonês como j-pop no começo dos anos 1990.

Cho também observou que, no início, o k-pop destinava-se a qualquer artista que fazia música popular na Coreia do Sul. Hoje, entretanto, essa palavra é mais utilizada para definir ídolos de um gênero musical específico, que fazem música pop tradicional, como o BTS, o Blackpink, Psy, entre outros artistas bombados. Ainda assim, na Coreia do Sul, o termo continua a ser usado para ambos os significados.

"Em todas as minhas pesquisas, ainda não descobri de onde veio mesmo o termo k-pop. Realmente não sei quem a inventou primeiro. O que posso dizer é que o mesmo acontece com o rock. Algumas pessoas acham que foi Alan Freed que cunhou o termo. Já outros, não acreditam nisso", concluiu.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest