Heavy metal é bom para sua saúde, e a ciência pode comprovar
Entretenimento

Heavy metal é bom para sua saúde, e a ciência pode comprovar

Um professor da Universidade Metropolitana de Cardiff, no País de Gales, dedica seus estudos a entender como o heavy metal pode trazer benefícios à saúde. O psicólogo Nick Perham, em seu mais recente artigo publicado por um site acadêmico, declarou que é injusta a má reputação desse gênero musical entre as pessoas. Na verdade, o heavy metal causa efeitos positivos, ajudando indivíduos a exercer mais generosidade e a aumentar a capacidade intelectual do cérebro.

O texto de Nick, originalmente publicado no "The Conversation" no começo de julho, reúne uma série de estudos de pesquisadores de todo o mundo. Através deles, o professor baseia suas afirmações, como a de que os fãs de heavy metal são mais abertos a novas experiências do que os outros — a fonte é a Associação de Psicologia dos EUA.

Há outras pesquisas que dizem que adolescentes e adultos fãs do gênero tendem a sofrer com depressão e ansiedade. Isso não quer dizer, no entanto, que o heavy metal cause essas doenças nas pessoas. Pelo contrário, o som as atrai por ser complexo e por aliviar a dor que sentem, como contamos nessa reportagem aqui.

Escutar heavy metal traz muitos benefícios à saúde/Lee Blanchflower/Unsplash
Escutar heavy metal traz muitos benefícios à saúde/Lee Blanchflower/Unsplash

Muitas letras de metal têm conteúdo violento e, por isso, as pessoas julgam que os fãs de rock pesado vão praticar atos agressivos ou algo do tipo sem motivo. Mas, como afirmou um estudo da Royal Society, isso não é necessariamente verdade. Outra pesquisa, publicada no jornal "Self and Identity", alegou que fãs do gênero são, a longo prazo, são mais "felizes e ajustados" do que os fãs de outros estilos musicais.

Um artigo da organização "Frontiers", chamado "Extreme metal music and anger processing", aponta que o heavy metal auxilia no aumento das emoções positivas. E, por fim, outro estudo publicado por essa mesma fonte, avaliou que os ouvintes desse gênero têm a tendência de desenvolver melhor as capacidades intelectuais do cérebro e ingressarem em atividades acadêmicas. O próprio Nick Perham é um fã de rock. Então, sem mais delongas, sintam-se livres para escutar heavy metal sem culpa ou contraindicação. A ciência e o seu bem-estar aprovam.

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest