Hedy Lamarr, a atriz hollywoodiana que usou a música para enganar nazistas
Tecnologia

Hedy Lamarr, a atriz hollywoodiana que usou a música para enganar nazistas

Hedy Lamarr foi uma atriz austríaca baseada nos Estados Unidos, que viveu até os 85 anos, em 2000. Ela estrelou filmes hollywoodianos como "Sansão e Dalila" (1949), "Flor do Mal" (1946) e "Pede-se um Marido" (1941). Além de sua carreira artística, Hedy também foi inventora. Junto ao compositor e pianista americano George Antheil — conhecido na época como "bad boy da música" —, ela criou um sistema secreto de comunicação que usava sons para enganar os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O projeto foi tão importante que serviu de base para o desenvolvimento da telefonia celular que utilizamos nos dia de hoje.Mesmo sem educação formal em áreas de ciência e tecnologia, Hedy sabia bastante sobre esses assuntos. Seu interesse surgiu a partir de seu primeiro casamento com um vendedor de munições. Com o marido, a atriz aprendeu sobre tecnologias de guerra e armas.

Hedy se sentia desconfortável ganhando muito dinheiro em Hollywood enquanto as coisas estavam daquele jeito no mundo

Em um artigo publicado no site "Massive Science", George Antheil explica como a ideia de criar o sistema secreto de comunicação foi concebida:

"Começamos a falar sobre a guerra no final do verão de 1940. Hedy disse que se sentia desconfortável ganhando muito dinheiro em Hollywood enquanto as coisas estavam daquele jeito no mundo. Ela me falou que sabia sobre munições e armas secretas e que estava pensando em abandonar a produtora MGM e partir para a capital dos EUA, onde queria oferecer seus serviços ao recém-criado conselho de inventores".

Assim que puseram a ideia no papel, Hedy e George patentearam o sistema de comunicação, capaz de interceptar de seus inimigos sinais de rádio transmitidos pelo exército americano e seus aliados. E como ele fazia isso? A invenção propunha que, em vez de transmitir mensagens em um único canal, elas "pulavam" aleatoriamente em vários canais. Isso foi chamado de “salto de frequência”.

Para descobrir em qual canal estava a mensagem, era necessário saber antecipadamente o "endereço" dos canais. Sendo assim, nazistas e outros inimigos não conseguiam decodificar as mensagens.A patente dos dois utilizava 88 canais — assim como o número de teclas de um piano, instrumento tocado por George.

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest