'Houston, tivemos um problema' e outros sons do espaço inspiram músicas para celebrar 50 anos do homem na Lua
Inspiração

'Houston, tivemos um problema' e outros sons do espaço inspiram músicas para celebrar 50 anos do homem na Lua

Publicidade

"Como é o som durante uma viagem espacial?" Partindo dessa curiosidade e aproveitando os 50 anos da chegada do homem à Lua, o projeto colaborativo Cities and Memory criou o "Space is the Place", projeto que reúne, pela primeira vez, mais de 80 gravações da NASA e da Agência Espacial Europeia. Elas vão servir de inspiração e material para composições de 80 diferentes artistas de vários países.

LEIA TAMBÉM: Brian May, do Queen, lança música em homenagem à sonda da NASA; ouça 'New Horizons'

VEJA AINDA: Cientistas traduzem o pôr do sol em Marte através da música

Entre as 80 gravações selecionadas, está a famosa frase astronauta Jack Swigert, da Apollo 13, "Houston, we've had a problem here", dramática (a Apollo 13, que seria a terceira missão a pousar na Lua, não cumpriu sua missão porque um módulo de serviço explodiu, obrigando a nave e seus seis tripulantes a retornar à Terra após seis dias no espaço), mas hoje tema de infindáveis paródias e memes. As transmissões de rádio da Apollo 11 ao aterrissar na Lua, no dia 16 de julho de 1969, e as ondas do "tsunami espacial" gravadas pela Voyager no espaço profundo são algumas delas. 


O astronauta Buzz Aldrin caminhando na Lua em 1969. Crédito: Getty Images
O astronauta Buzz Aldrin caminhando na Lua em 1969. Crédito: Getty Images

A partir desse rico e interessante material de valor histórico, artistas de 21 países vão criar músicas.  "Essa coleção traz desde o primeiro 'bip' do Sputnik até os últimos testes do Mars Rover. Mas o que queremos mesmo é que os músicos deixem que suas memórias e esperanças venham à tona para que tragam novos sons que criem um universo alternativo partindo desses sons do espaço", diz Stuart Fowkes, criador do Cities and Memory.

O nome "Space is the Place" é uma homenagem ao álbum e ao filme de mesmo nome do compositor e instrumentista de jazz  Sun Ra (1914-1993), conhecido por sua "filosofia cósmica" e performances extravagantes. 

O DJ e produtor americano Jeff Mills também vai se unir às comemorações do cinquentenário da conquista lunar. Ele lança, no final de julho, seu novo álbum intitulado "Moon - The Area of Influence".

Publicidade

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest