Huminutinho: a história do saxofone, o instrumento musical perseguido na Alemanha nazista
Especial

Huminutinho: a história do saxofone, o instrumento musical perseguido na Alemanha nazista

Presença especial em canções como "Use This Gospel", do recentíssimo álbum "Jesus Is King", de Kanye West, o saxofone é um instrumento musical que chegou a ficar estigmatizado no pop e no rock de décadas recentes, mas que jamais deixou de derreter corações e encantar públicos. Patenteada no ano de 1841 pelo luthier belga Adolphe Antoine Joseph Sax (1814-1894), a invenção marcou época no século XX com o talento de gênios do jazz como John Coltrane (1926-1967) e Charlie Parker (1920-1955). Nos anos 1990, porém, nas mãos de Kenny G, alimentou detratores, sem deixar de ser imenso sucesso. O que poucos sabem é que o saxofone já foi bastante repreendido — e não por críticos ou fãs com gosto musical radical. Sua história é tema do Huminutinho desta semana.

Formado por um tubo cônico com cerca de 26 orifícios controlados por chaves revestidas de couro, o sax tem origem judia e, por isso, sofreu grande censura na Alemanha de Hitler. Saxofonistas eram perseguidos pelo nazismo alemão durante o século XX, mas foi em bandas militares que o instrumento se popularizou. França e Bélgica foram os pioneiros a incluir quartetos de sax em formações musicais das Forças Armadas.

Belíssimo, o saxofone já sofreu grande repreensão / Foto: Unsplash
Belíssimo, o saxofone já sofreu grande repreensão / Foto: Unsplash

Existem sete tipos de saxofone — cada um deles com uma afinação específica —, e nem todos têm a popular forma curva que identifica de imediato o instrumento. O sopranino, por exemplo, tem um dos sons mais agudos e é mais reto, com aparência similar à do clarinete. O sax apareceu pela primeira vez em uma orquestra em 1844, mas foi no jazz que ele se eternizou como presença característica do gênero.

André Vasco te conta mais detalhes sobre a história do saxofone em apenas Huminutinho:

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest