Huminutinho: Brian May, o físico que pausou a carreira acadêmica para ser guitarrista do Queen
Especial

Huminutinho: Brian May, o físico que pausou a carreira acadêmica para ser guitarrista do Queen

A primeira guitarra de Brian May foi feita por ele e pelo pai na garagem de casa. Conhecido como guitarrista da banda Queen, o músico inglês também é engenhoso e um grande entusiasta da ciência. Depois de se tornar bacharel em Física pelo Imperial College London, Brian seguiu os estudos até o doutorado, mas resolveu pausar a carreira acadêmica em 1974 por conta do sucesso da banda fundada por ele, Freddie Mercury (1946 - 1991) e Roger Taylor, 70. André Vasco conta os detalhes desta história no Huminutinho desta semana.

Aos 72 anos, Brian May passou recentemente por um ataque cardíaco e cirurgia para colocação de stents logo após uma ruptura do músculo gluteus maximus e uma crise no ciático. Ele é o responsável por grandes composições do Queen, como "We Will Rock You", de 1977. Ao lado da popular guitarra Red Special — a que o músico confeccionou com a ajuda do pai devido aos altos preços de modelos Fender ou Gibson —, Brian gravou o solo da inesquecível "Bohemian Rhapsody", lançada em 1975.

A familiaridade com a física ajudou o guitarrista a incrementar recursos sonoros na produções musicais do Queen. Ecos, efeitos de palmas e sons de plateia são alguns dos recursos explorados a partir dos conhecimentos científicos de Brian.

A pausa nos estudos universitários durou mais de 30 anos, mas não impediu o guitarrista de retornar ao Imperial College, concluir a tese e receber o título de PhD em Astrofísica no ano de 2007. Como prova da paixão pelo espaço sideral, em 2019, Brian lançou a faixa "New Horizons", a primeira música solo do artista em 20 anos, que surgiu como homenagem à sonda homônima da NASA.

Em 2007, Brian May recebeu o diploma de PhD em Astrofísica pelo Imperial College London / Foto: Getty Images
Em 2007, Brian May recebeu o diploma de PhD em Astrofísica pelo Imperial College London / Foto: Getty Images

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest