Huminutinho: como o som se comporta no espaço?
Especial

Huminutinho: como o som se comporta no espaço?

Alô, alô, marciano (e qualquer habitante do espaço sideral), consegue nos ouvir daí? Apesar dos sons de disparos de raio laser que escutamos durante toda a franquia "Star Wars", não é bem assim que se comportam as ondas sonoras onde não há meios físicos como o ar, por exemplo, na atmosfera terrestre. Por lá, gritos, cantorias e até explosões de grande proporção não passam de... silêncio. André Vasco explica melhor essa história com gosto de ciência em apenas Huminutinho.

O som, como nós o conhecemos, é categorizado como onda mecânica. Isso quer dizer que é necessária a existência de um meio material — gases, poeira, solo — para a propagação se tornar possível. Então, não, no vácuo espacial não há circunstância apropriada para a circulação das vozes de Elis Regina, Rita Lee, Maria Rita, Lulu Santos nem de qualquer outro artista que resolva dedicar versos musicais para seres extraterrestres.

Mesmo com poeira espacial, gases e alguns detritos, no geral, não é possível ouvir som algum no espaço / Foto: Unsplash
Mesmo com poeira espacial, gases e alguns detritos, no geral, não é possível ouvir som algum no espaço / Foto: Unsplash

Mas isso não impediu que, em julho de 2019, os 50 anos da chegada do homem à Lua fossem comemorados com bastante música. As homenagens de Brian Eno — compositor do álbum "Apollo: Atmospheres and Soundtracks", de 1983 — e da revista americana "Forbes" — que reuniu listas de música sobre o tema — foram algumas das mais marcantes dedicadas ao aniversário.

Entenda mais sobre a não-propagação do som no espaço com André Vasco em apenas Huminutinho:

Canais de Marcas

Relacionados

Canais Especiais

Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do YoutubeÍcone do DeezerÍcone do SpotifyÍcone do Pinterest